Atualidade
14 maio 2025

Ministro defende reequilíbrio territorial e aposta em infraestruturas

A Eurotransporte esteve presente no 11.º Congresso Rodoferroviário Português, realizado esta terça-feira, em Lisboa. Organizado pela CRP, o evento decorre até 15 de maio e reúne autoridades, operadores e decisores do setor do transporte, destacando-se pela discussão de temas cruciais para o desenvolvimento territorial e infraestrutural de Portugal.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, defendeu a necessidade de reequilibrar o território nacional, atualmente demasiado centrado em Lisboa, apontando a Área Metropolitana do Porto e outras regiões como prioritárias para investimento.

Durante o 11.º Congresso Rodoferroviário Português, o ministro sublinhou que é essencial investir em infraestruturas, mesmo com custos elevados, pois representam "investimentos no futuro". Reforçou ainda que o próximo Governo deve manter esta visão de justiça territorial.

Pinto Luz alertou para a falta de sustentabilidade económico-financeira em infraestruturas fora dos grandes centros, defendendo uma distribuição mais equilibrada dos riscos.

Com a localização do novo aeroporto em Alcochete já definida, o ministro destacou que é agora possível planear o território de forma estruturada, integrando políticas de saúde, justiça e sociais. Referiu ainda projetos como o parque Cidades Tejo, o metro Sul do Tejo, a terceira travessia do Tejo e os centros logísticos associados à alta velocidade, como exemplos de uma visão articulada para o desenvolvimento regional.

Interessa-se por Atualidade?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!