Atualidade
23 setembro 2025

Três em cada dez avarias em camiões na Europa têm como causa os pneus

Quais são as principais avarias que os veículos pesados sofrem na Europa? Segundo a Euromaster, especialista em cuidado e manutenção integral de veículos, cerca de 30% delas estão diretamente relacionadas com os pneus e, ao apurar as causas, verifica-se que, em 90% dos casos, se trata por perda de pressão.

Dada a importância dos pneus como elemento fundamental de segurança num veículo pesado e, sobretudo, devido à singularidade e complexidade do seu peso e dimensão, desde julho de 2024 que é obrigatório, na Europa, que todos os veículos recém-fabricados, (incluindo semirreboques) estejam equipados com o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System), um sistema de controlo e monitorização da pressão dos pneus, conforme estabelecido pela norma europeia UN ECE R-141.

De facto, pneus com pressão insuficiente podem provocar não só avarias, mas também acidentes. E estima-se que 80% do risco de perfuração dos pneus causando danos, poderiam ser evitados com controlos diários da pressão — tarefa que o sistema TPMS já assegura através de diversos sensores instalados na estrutura do pneu.

 Estes sensores alertam o condutor através de uma mensagem ou luz de aviso no ecrã atrás do volante, indicando que algum dos pneus do camião, semi-reboque ou do autocarro perdeu pressão abaixo dos limites estabelecidos (a partir de menos 20% da pressão indicada pelo fabricante, o que corresponde a cerca de 0,2 bar). Perante este alerta, o condutor deve verificar os pneus, os travões e as jantes. Se existirem danos visíveis ou persistirem dúvidas, o mais recomendável é acionar um serviço de assistência ou dirigir-se a uma oficina especializada.

Com este foco na segurança dos veículos pesados, a Euromaster está preparada para realizar a manutenção adequada do sistema TPMS, o que não só garante. Uma garantindo maior segurança para os transportadores, como também contribui para a redução dos custos associados aos pneus.

Em concreto, uma das grandes vantagens de manter o TPMS em perfeito estado de funcionamento é evitar paragens desnecessárias do camião e os custos adicionais que a imobilização acarreta e que provoca também atrasos na entrega de mercadorias.

Os pneus têm um impacto direto e indireto (consumo de carburante, avarias,imobilizaçoes....) em cerca de 40% dos custos de uma empresa, pelo que a antecipação na manutenção integral dos pneus pode gerar poupanças muito significativas para as transportadoras.

 Por um lado, porque mais de 30% desses custos estão relacionados com o consumo de combustível, já que um pneu em mau estado ou com uma pressão inferior à recomendada pelo fabricante provoca um gasto adicional e desnecessário. Por outro lado, porque a própria substituição de pneus representa cerca de 5% desses custos.

Assim, a Euromaster recomenda às frotas de transportadoras e aos motoristas independentes que sigam um programa calendarizado de manutenções e revisões de camiões e autocarros, com especial atenção a tudo o que se relaciona com os pneus, incluindo o sistema TPMS.

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