Atualidade
25 junho 2025

Tour d'Europe comprova reduções significativas de GEE

Uma rota pan-europeia com automóveis e camiões movidos a combustíveis renováveis percorreu 77.500 quilómetros através de 16 países, numa demonstração real de que estes combustíveis proporcionam reduções significativas de gases com efeito de estufa (GEE) e devem fazer parte da iniciativa da UE para descarbonizar os transportes.

O projeto, com duração de três meses, chegou hoje ao fim em Bruxelas, com dois dias de eventos no Parlamento Europeu e no museu Autoworld, onde decisores políticos e partes interessadas da cadeia de valor automóvel da UE e dos setores dos combustíveis renováveis estiveram reunidos para debater a melhor forma de avançar na descarbonização dos transportes rodoviários.

A redução das emissões de GEE (gases com efeito de estufa) do Tour d'Europe foi certificada utilizando uma ferramenta de software, um "digital fuel twin" (DFT, "gêmeo digital de combustível"), que comprovou a utilização de combustíveis renováveis e as reduções resultantes nas emissões de CO2.

Os dados recolhidos foram então analisados pela Universidade Técnica de Darmstadt e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e resumidos num relatório, que conclui que os combustíveis renováveis apresentam um “potencial de redução de CO2 simples e genuinamente viável já hoje, com uma redução real e verificável de CO2 de até 77% numa base ‘well-to-wheel’ [‘do poço à roda’]”. O relatório deixa ainda claro que a abordagem da UE deve ser tecnologicamente aberta e aproveitar melhor os combustíveis renováveis, que já estão disponíveis em toda a Europa e são totalmente compatíveis com a tecnologia automóvel e a infraestrutura de abastecimento atuais.

Os veículos – 11 automóveis e 5 camiões – percorreram 77.500 km ao longo de cinco rotas diferentes por toda a Europa. Reabasteceram 289 vezes com uma variedade de combustíveis renováveis: HVO e B100 para alimentar motores a Diesel, E85 e gasolina renovável para alimentar motores a gasolina e híbridos, BioLNG para camiões a combustíveis gasosos e diferentes misturas quando não havia especificações de combustível 100% renovável disponíveis.

O relatório mostra claramente que os combustíveis renováveis oferecem um percurso imediato, flexível e tecnologicamente aberto para a descarbonização dos transportes rodoviários, complementando soluções como a eletrificação e o hidrogénio.

Os parceiros do Tour d'Europe estão unidos na sua convicção: os combustíveis renováveis são fundamentais para alcançar os objetivos climáticos. Estão já a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos veículos existentes e continuarão a desempenhar um papel vital na propulsão de novos veículos rumo a um futuro sustentável.

SOBRE O TOUR D’EUROPE: O projeto Tour d'Europe reúne 24 empresas, associações e instituições de toda a cadeia de valor automóvel e de combustíveis, incluindo: AVIA, BMW, Bosch, Collective du Bioéthanol, DAF Trucks, Daimler Truck AG, EBB, Enilive, EWABA, ePURE, TJA, FuelsEurope, Honda, Hyundai, Iveco, IRU, Moeve, Neste, PRIO, Repsol, Shell, Toyota, Transportes Aguieira, VDA.

Para mais informações sobre os eventos da Tour d'Europe e os benefícios dos combustíveis renováveis, visite www.tourdeurope.eu

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