Desde o final de 2024, a Mercedes-Benz Trucks iniciou a produção em série do camião elétrico de longo curso eActros 600, apresentando agora o eActros 400 como nova variante baseada na mesma tecnologia. Com estas opções, o fabricante expande significativamente a sua gama de camiões elétricos, oferecendo soluções modulares para diferentes exigências logísticas, tanto em transporte de longa distância como em distribuição pesada.
Os novos modelos estarão disponíveis em versões trator de semirreboque e chassis-plataforma, com possibilidade de escolher entre duas cabinas (L ou ProCabin), diferentes configurações de baterias (2 ou 3 packs), distâncias entre eixos e configurações de eixos.
-
O eActros 400 vem com 2 baterias LFP (414 kWh) e oferece uma autonomia até 480 km, sendo mais leve e permitindo maior carga útil (mais de 25 toneladas, equivalente aos camiões a gasóleo).
-
O eActros 600 tem 3 baterias LFP (621 kWh) e uma autonomia até 560 km, dependendo da configuração e estilo de condução. Futuramente, suportará carregamento por megawatt.
Ambos os modelos podem ser carregados até 400 kW via tomada CCS2, com tempos de carregamento entre 46 e 70 minutos (dos 10% aos 80%).
Com mais de 40 combinações possíveis, esta segunda geração do eActros é altamente personalizável, mantendo o eixo elétrico desenvolvido internamente, sistema de 800 volts, cockpit digital atualizado e vários sistemas de assistência à condução. A produção dos modelos eActros 300/400 da primeira geração será descontinuada até ao final do ano.
A Mercedes-Benz Trucks reforça que o sucesso da mobilidade elétrica depende também da expansão da infraestrutura de carregamento e da viabilidade económica para os operadores.