A marca alemã prepara-se para mostrar novas variantes que prometem maior flexibilidade para diferentes necessidades do transporte rodoviário pesado.
A partir da base técnica do eActros 600, a oferta será expandida de forma modular para incluir novas opções, como unidades tratoras, chassis planos com diferentes distâncias entre eixos, modelos com dois packs de baterias e versões alternativas da cabina L, mantendo o design reconhecido do Actros.
Segundo a marca, todas as novas configurações combinam tecnologia de propulsão de última geração com elevada eficiência energética, mantendo o conceito inovador que caracteriza o eActros 600. Uma primeira imagem teaser já foi divulgada, oferecendo um vislumbre do modelo que marcará a estreia desta nova família.
O sucesso do eActros 600
O eActros 600 entrou em produção em série no final de novembro do ano passado, na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth. As primeiras unidades começaram a ser entregues aos clientes em dezembro de 2024 e, atualmente, o modelo já circula diariamente em mais de 15 países europeus.
O camião elétrico tem sido posto à prova em condições reais, tanto por clientes como durante as iniciativas da marca. Em 2024, a “eActros 600 European Testing Tour” percorreu 15.000 quilómetros em 22 países, e no início de 2025 a “European Testing Tour Winter” acrescentou cerca de 6.500 quilómetros no exigente ambiente do Norte da Europa. Em ambas as ocasiões, os testes foram realizados com um peso bruto combinado de 40 toneladas.
Este desempenho valeu ao modelo o título de “International Truck of the Year 2025”, o prémio mais prestigiado do setor, atribuído anualmente por um júri de 24 jornalistas especializados em veículos comerciais de toda a Europa.
Autonomia e desempenho
Um dos grandes destaques do eActros 600 é a sua bateria com mais de 600 kWh de capacidade instalada, associada a um eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, esta solução permite uma autonomia de até 500 quilómetros sem carregamentos intermédios, em condições realistas de operação. Dependendo do estilo de condução e do trajeto, esta autonomia pode ser superior.
Com carregamentos rápidos durante as pausas obrigatórias dos condutores, o eActros 600 é capaz de percorrer mais de 1.000 quilómetros por dia.
O modelo está equipado com três packs de baterias de 207 kWh cada, totalizando 621 kWh. A tecnologia utilizada — células de fosfato de ferro e lítio (LFP) — oferece maior longevidade e permite utilizar mais de 95% da capacidade instalada, maximizando a autonomia disponível.
Projetado para resistir a até 1,2 milhões de quilómetros ao longo de dez anos, o eActros 600 foi desenvolvido para cumprir os mesmos requisitos de durabilidade que um camião a gasóleo de longo curso. No final deste período, a Mercedes-Benz estima que o estado de saúde da bateria se mantenha acima dos 80%.
O camião está preparado para um peso bruto combinado de até 44 toneladas e, com um semirreboque standard, oferece uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia, podendo este valor ser superior em países cuja legislação o permita.
Pesados
24 setembro 2025