O futuro do transporte está a ser cada vez mais definido por soluções sustentáveis. Entre as tecnologias mais promissoras, destacam-se os camiões com pilha de combustível, como os desenvolvidos pela Mercedes-Benz Trucks, que operam de forma semelhante aos camiões a diesel, mas com uma grande vantagem: a ausência de emissões locais de dióxido de carbono (CO₂). Esta inovação, aliada a um reabastecimento rápido e a uma autonomia elevada, permite que os camiões a hidrogénio se integrem perfeitamente nas operações logísticas habituais, sem comprometer o desempenho ou a fiabilidade.
Os testes realizados com camiões a pilha de combustível revelaram um consumo médio de hidrogénio entre 5,6 kg/100 km e 8 kg/100 km, consoante as condições de utilização. Com um peso bruto entre as 16 e as 34 toneladas, estes camiões têm demonstrado uma autonomia impressionante, que é essencial para satisfazer as exigências do transporte comercial pesado. Durante as avaliações, foram realizados 285 reabastecimentos, totalizando cerca de 15 toneladas de hidrogénio líquido, em locais como Wörth am Rhein e Duisburg, na Alemanha.
Michael Scheib, diretor de desenvolvimento de veículos completos na Mercedes-Benz Trucks, realça a importância dos testes com clientes reais para o desenvolvimento tecnológico. "Os testes iniciais com clientes são extremamente valiosos para o desenvolvimento contínuo dos nossos camiões de pilha de combustível. Ao integrarmos os GenH2 Trucks em operações logísticas reais, pudemos demonstrar o seu desempenho, fiabilidade e eficiência em diferentes aplicações de transporte e obter informações importantes. Isto permite-nos aperfeiçoar a tecnologia e os veículos de acordo com as necessidades específicas dos nossos clientes, até à produção em série".
Além de validar o desempenho dos veículos, estes testes são também fundamentais para otimizar os processos de reabastecimento. A utilização intensiva das estações de abastecimento de hidrogénio líquido proporcionou um feedback crucial para melhorar a infraestrutura de suporte, facilitando assim a adoção da tecnologia a nível comercial.
Scheib realça ainda que estas experiências práticas não só contribuem para o desenvolvimento dos camiões, como também preparam as equipas de vendas e assistência para prestarem um serviço de excelência, de acordo com as necessidades e expetativas dos clientes. "Todas estas experiências práticas ajudam-nos também a preparar da melhor forma as nossas equipas de vendas e assistência para implementar os camiões a hidrogénio junto dos nossos clientes."
A Daimler Truck está a demonstrar não só a viabilidade da tecnologia, mas também o impacto positivo que os camiões a pilha de combustível podem ter nas operações logísticas do futuro, estando o caminho para a sua adoção em larga escala em curso. Ao combinarem eficiência, sustentabilidade e integração prática, os camiões a hidrogénio têm o potencial de transformar o setor dos transportes pesados, aproximando-se dos objetivos globais da redução de emissões e da preservação ambiental.