Transporte em França sem “luz ao fim do túnel”

21 abril 2020
1min.

Mais de 70% do transporte rodoviário francês está parado derivado ao COVID-19. As empresas do sector pedem medidas, que lhe permitam ter liquidez para manter a actividade e impedir que a cadeia de distribuição do país pare.

---

Apesar do sector da logística e do transporte continuar a operar a meio de uma crise de saúde, a verdade é que os estabelecimentos comerciais e grande parte da indústria estão fechados o que resulta numa diminuição da actividade sentida em vários países da Europa.

Da mesma forma, após a miragem inicial do aumento da actividade em alguns segmentos com o início das medidas de confinamento, a passagem do tempo começa a cobrar seu preço.

Nesse sentido, em França, as principais associações de empresas de transporte rodoviário de carga estimam que mais de 70% das empresas do sector estão paradas ou têm significativamente menos actividade do que o habitual.

Essa situação pode comprometer a continuidade da cadeia logística das necessidades básicas no país, razão pela qual solicitam medidas que lhes permitam ter a liquidez que os ajudará a manter sua actividade enquanto durar a crise.

Assim, por exemplo, várias organizações empresariais do sector estão a exigir medidas contra os atrasos nos pagamentos de serviços do transporte e outras medidas fiscais relacionadas com o diesel profissional, bem como diferimentos nos impostos sobre hidrocarbonetos.

Além disso, as empresas também pedem às autoridades que pensem sobre as perspectivas económicas sombrias que permanecerão assim que a progressão da doença for superada, o que exigirá apoio público determinado.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.