Bélgica: Um terço dos transportes parou!

05 abril 2020
1min.

A Bélgica faz a sua contabilidade e regista apenas a circulação de cerca de 100.000 veículos pesados de mercadorias que percorrem as suas estradas todas as semanas desde o início do confinamento , ou seja, apenas circula 30% do seu tráfego usual.

---

Tal como aconteceu na França, Itália e Espanha, muitas transportadoras interromperam total ou parcialmente as suas actividades na Bélgica, pais onde as empresas de transportes exigem medidas urgentes para o sector

O Sindicato Profissional de Transporte e Logística (UPTR), permanece cauteloso com as lições a serem aprendidas com a crise, observando que “a extrema fragilidade do sector de Transporte e Logística está a aparecer com os respectivos solavancos da economia."

Para a UPTR, também é necessário “reflectir desde já sobre o período pós-crise, a fim de fornecer respostas estruturais aos problemas financeiros de muitos empresários do sector."

Na verdade, não é apenas apropriado tratar os sintomas do "paciente", como é imperativo curá-lo da doença. Dai que o UPTR solicitou já ao estado belga, em primeiro lugar, medidas urgentes, incluindo um atraso no pagamento do imposto por quilómetro e a integração do sector de transporte rodoviário na lista de beneficiários de auxílios regionais de 5 mil euros para todos aqueles que podem provar uma queda substancial em suas actividades.

Esta organização belga também deseja medidas estruturais de longo prazo, como redução dos prazos de pagamento das facturas de transporte (máximo de 30 dias), ou regras legais que permitam a suspensão dos contratos de leasing e seguro, bem como o cancelamento automático a termos injustos (e sanções).

“Tendo sido considerado um dos elos mais essenciais na luta contra o coronavírus, as operadoras não entenderiam como recuperar o seu status (simples) de ‘vaca leiteira’”, conclui o UPTR.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.