Em nome da mobilidade porque, segundo o "Business Insider" alemão, a falta de motoristas pode levar a um desastre económico nos próximos anos.
Sem condutores da mobilidade em número suficiente nas empresas, aumenta, para os restantes condutores no activo, a carga horária diária e a velocidade média para fazerem mais, em menos tempo.
Consequências? Para os condutores, aumenta a sinistralidade rodoviária ocupacional, o consumo energético, o absentismo e o stress e para a população, aumentam as queixas sobre a falta de transportes e sobre os horários praticados.
O desastre económico irá surgir pelos impactos económicos e sociais perigosos no ambiente rodoviário e empresarial e na população portuguesa e no Estado.
Este quadro leva a que já só ouvimos falar dos condutores da mobilidade pelas piores razões, acidentes, greves, mortos na estrada, etc. e a imagem que se vai criando na sociedade sobre os motoristas afasta os mais jovens desta profissão.
É urgente contrariar esta imagem e a comunicação social tem um papel importante!
A Interfaces Portugal tomou a liderança de chamar o tema para cima da mesa e quer colocar todos os Stakeholders a discutirem entre si as soluções. Está a organizar um seminário, convidou e já confirmaram a sua presença as seguintes entidades: IMT, ANSR, IEFP, ANTROP, ANTRAM, UGT e IPTRANS.
As figuras públicas seguintes vão partilhar as suas experiências:
Elisabete Jacinto – piloto Internacional DAKAR em camiões,
Marcos Meireles – Leadership expert
José Limão – Director da Transportes em Revista.
Está a convidar ainda os condutores da mobilidade a darem a sua opinião sobre esta problemática (inquérito online a decorrer em www.opinion.interfaces.pt). Queremos que se oiça a sua voz!
Este será um seminário diferente porque os participantes vão participar, literalmente. No registo (www.intersight.interfaces.pt) indicam as causas e no dia pede-se que levem escrita Uma proposta de solução, só uma!
Por último, a Interfaces Portugal quer contar convosco. Quer as vossas propostas, opiniões para evitar o desastre e quer contar convosco na divulgação desta importante iniciativa.
O compromisso da Interfaces Portugal: Compilar todas as propostas, opiniões, elaborar o resumo do Seminário e entregar cópia de tudo ao Governo.
O seminário irá ocorrer em Lisboa, no Auditório do Metropolitano de Lisboa, na estação do Alto dos Moinhos, entre as 14h00 e as 18h30, a 7 de Junho. A entrada é gratuita, mas com inscrição obrigatória.
PR