O primeiro Unimog produzido em série já tem 75 anos

02 abril 2024
14min.

Em 19 de março de 1949, o primeiro Unimog de produção em série na Boehringer em Göppingen foi entregue ao primeiro cliente. Mais de 375.000 Unimogs foram produzidos desde então

---

Foi há 75 anos que o primeiro Unimog foi entregue a um cliente perto de Estugarda. O veículo saiu dos portões da fábrica da empresa de engenharia mecânica Gebrüder Boehringer em Göppingen, no sudoeste da Alemanha. O primeiro veículo foi entregue em 19 de março de 1949 pelo distribuidor geral da Unimog Kloz em Fellbach, apenas alguns meses após o início da produção. Este foi o início da história de sucesso internacional de 75 anos da Universidade Motor Gerät, como é conhecida em alemão: o Unimog.

O primeiro Unimog de produção em série da série de modelos 70.200 com o número de identificação do veículo 003, com o logotipo estilizado da cabeça de boi da Boehringer no capô, foi para um cliente em Hößlinswart. Os dois Unimogs com os números de identificação 001 e 002 foram construídos como veículos de teste apenas para fins internos e não foram vendidos. Pela primeira vez, o veículo combinou as vantagens de tratores, implementos e camiões, diferindo significativamente de todos os tratores convencionais disponíveis no mercado na época, não apenas visualmente, mas também em termos de versatilidade.

Unimog2

Em pouco tempo, a procura pelo versátil Unimog na Alemanha do pós-guerra, em grande parte devastada, foi tão grande que a capacidade de produção da Boehringer rapidamente atingiu os seus limites. A vitória do Unimog continuou a partir do outono de 1950 sob a direção da então Daimler-Benz AG. A produção do veículo de tração integral começou em junho de 1951 na fábrica de Gaggenau e, em agosto de 2002, foi transferido para a fábrica de Wörth. Hoje, o transportador off-road e implemento com sua longa tradição não é apenas amplamente conhecido, mas também um veículo de última geração que tem sido utilizado em áreas tão diversas como municípios, corpos de bombeiros, socorro a desastres, agricultura e militares.

História de uma lenda

Imediatamente após o fim da II Guerra Mundial, Albert Friedrich, diretor técnico da fábrica de artigos de metal nobre de Erhard & Söhne em Schwäbisch Gmünd e anteriormente chefe de projeto de motores de aeronaves na Daimler-Benz, começou a desenvolver um cavalo de trabalho compacto de tração integral com quatro rodas de tamanho igual e uma potência de motor de 25 cv. Destinava-se principalmente ao uso agrícola, e também para uso como unidade de potência estacionária e veículo de entrega para a indústria agrícola com uma velocidade de até 50 km/h. Essas primeiras considerações tinham que atender aos rigorosos critérios do plano Morgenthau na zona de ocupação americana, cujo objetivo era transformar a Alemanha em um estado puramente agrícola.

No outono de 1945 foram produzidos os primeiros desenhos de Friedrich para um polivalente agrícola tão versátil com uma largura de pista de 1.270 milímetros, uma dimensão correspondente exatamente a duas fileiras de batatas. Outras características incluíam o teto rebatível, o para-brisa rebatível, um acionamento para implementos agrícolas na frente, um implemento de reboque na traseira e uma plataforma auxiliar na plataforma atrás do banco do motorista. Para implementar esse conceito, Friedrich reuniu uma equipa dedicada de desenvolvimento em seu redor, incluindo o seu ex-funcionário Heinrich Rößler, que também havia trabalhado anteriormente no desenvolvimento de carros de turismo e motores na Daimler-Benz. Encaixou-se como uma luva: desde o fim da guerra, Rößler trabalhava como operário na agricultura, aproveitando a riqueza da sua experiência para se tornar o projetista chefe do primeiro protótipo.

Unimog5

400 Reichsmark era, à época, o salário padrão dos engenheiros que ali trabalhavam. O fabricante de artigos de couro Franz Catta forneceu apoio financeiro para o trabalho de desenvolvimento. Em "Geschichten rund um den Unimog", publicado por Michael Wessel, o presidente de longa data do Unimog Club Gaggenau, Hans Zabel, da equipa de desenvolvimento, lembrou as circunstâncias em torno do nascimento do Unimog: "Para podermos começar imediatamente tomámos medidas imediatas e levantámos 25.000 Reichsmark de nossos próprios fundos. Estávamos todos afastados de casa durante a semana e vivíamos em humildes aposentos privados. Por esse motivo, também não havia horário de trabalho definido. Trabalhávamos pelo menos 12 horas por dia, às vezes até 18 horas – e tudo isso sem nenhum pagamento adicional."

Americanos autorizam produção

Já no final do outono de 1945, a aprovação foi concedida pelas forças de ocupação americanas, a rara e procurada "Ordem de Produção", para a "máquina universal motorizada de Friedrich para uso na agricultura". Depois que Heinrich Rößler reviu extensivamente o novo conceito de veículo, a ordem de produção teve que ser renovada seis meses depois antes que a produção pudesse começar. Friedrich ganhou a Erhard & Söhne como parceira para a produção do protótipo, enquanto a Daimler-Benz forneceu o motor OM 636. O primeiro protótipo já foi concluído em Schwäbisch Gmünd em 1946, e o primeiro test drive com o U 1 ocorreu em 9 de outubro do mesmo ano. Iniciou-se então uma fase intensiva de testes.

Unimog6

Mesmo antes da primeira apresentação pública, Hans Zabel abreviava a volumosa descrição "Universal-Motor-Gerät" para a sigla "Unimog". Sob este nome popular, o veículo foi apresentado ao público pela primeira vez em 29 de agosto de 1948 na exposição da Sociedade Agrícola Alemã (DLG) em Frankfurt am Main, onde recebeu 150 pré-encomendas daquela ocasião.

1949: Início da produção industrial

A produção em série do Unimog começou em 1949 em Gebrüder Boehringer na "Staufertown" Göppingen, nos arredores dos Alpes da Suábia, depois que o fabricante de máquinas Rolf Boehringer de Erhard e Söhne assumiu a produção da unidade motorizada universal. Na ausência de uma linha de produção e em grande parte à mão, os cerca de 90 funcionários construíam até 50 veículos por mês. Um total de 600 unidades Unimog da série de modelos U 70200 foram fabricadas pela Boehringer, incluindo 44 unidades para o Exército Suíço. Isso confirmou a adequação do Unimog, que antes era usado exclusivamente para fins agrícolas, para outras áreas onde havia um interesse crescente neste conceito de veículo extraordinário. Dois desses Unimogs originais da produção da Boehringer estão em exibição no Museu Unimog em Gaggenau: o protótipo U 6, o segundo Unimog mais antigo ainda existente hoje, e um Unimog da primeira série com o modelo tipo 70200.

Daimler-Benz AG assume a produção do Unimog

Como as quantidades solicitadas exigiam altos investimentos, a Daimler-Benz AG adquiriu o negócio da Unimog no outono de 1950, incluindo todas as patentes e instalações de produção – incluindo as equipas de desenvolvimento e de vendas recém-estabelecida. Em um documento de duas páginas, a aquisição foi contratualmente documentada em cinco pontos e um preço de compra de 600.000 marcos alemães foi acordado. Olhando para trás, isso era uma pechincha e um pedaço de papel a que os advogados franzeriam o sobrolho. Os dois progenitores do conceito de veículo também passaram a trabalhar para a Daimler-Benz: Albert Friedrich foi responsável pelo Unimog como diretor técnico até 1958, e Heinrich Rößler, projetista chefe do Unimog na Boehringer, permaneceu nesta posição na Mercedes-Benz em Gaggenau até 1976.

Em meados de 1951, a produção do Unimog começou na fábrica de Gaggenau com a série de modelos 2010 – uma referência ao centro de custo 2010 no departamento agrícola de Erhard & Söhne, onde os primeiros protótipos foram produzidos. Em 1953, vários outros desenvolvimentos foram implementados com as séries de modelos 401 e 402: pela primeira vez, uma cabine fechada, resistente a impactos, toda em aço complementou a cabine "conversível" anterior com o seu teto dobrável. O que tornou o trabalho dos condutores significativamente mais seguro ao volante e proporcionou uma melhor proteção, por exemplo, quando se trabalha em estaleiros de construção. A partir de maio de 1953, o Unimog passou a ostentar a estrela da Mercedes, além do logotipo usado até então, que só foi finalmente removido em setembro de 1955. Desde então, o Unimog tem sido continuamente evoluído e melhorado, e sempre foi adaptado aos mais atualizados perfis de requisitos.

Design básico inalterado

Por mais de sete décadas, o Unimog provou ser um cavalo de batalha versátil. Desde que o primeiro veículo foi entregue em 1949, mais de 375.000 Unimogs saíram da linha de produção até hoje. E isso não é surpresa, porque o Unimog domina terrenos extremos, puxa trens de carga inteiros sobre trilhos como um veículo bidirecional e tem espaço de fixação e carroçaria para operar uma ampla gama de implementos.

O seu conceito básico permaneceu inalterado: quatro rodas do mesmo tamanho, o design do quadro de um caminhão, alta capacidade off-road graças aos eixos portais com molas helicoidais, tração integral com bloqueios do diferencial dianteiro e traseiro, dimensões compactas com quatro espaços de fixação e instalação da carroçaria e a opção de acessórios de condução e carroçarias na frente, central, lateral e traseira, bem como o funcionamento de um eixo de tomada de força dianteiro, central e traseiro. Soma-se a isso a velocidade comparativamente alta de 50 km/h na época e até 89 km/h hoje, o que também permite que o veículo seja usado em rodovias para percorrer distâncias maiores.

Últimas séries de modelos Unimog

Os transportadores de implementos Unimog U 219 a U 535 são caracterizados na estrada, em estreitos transportes urbanos e de construção civil, e off-road, por dimensões extremamente compactas, muitas interfaces, sistemas operacionais de última geração, uso durante todo o ano, operação económica, altos níveis de ergonomia e segurança, bem como compatibilidade com inúmeros fabricantes de implementos qualificados e carroçadores. Com transmissão manual de economia de combustível, acionamento de hidrostático e mola hidráulica para baixar e estabilizar o quadro, o foco do transportador de implementos está no setor municipal e onde quer que a operação confiável do implemento e, acima de tudo, a combinação de vários implementos instalados num veículo seja necessária.

Como parte do projeto "WaVe", o primeiro protótipo de porta-implementos Unimog com motor a combustão a hidrogénio (WaVe) está em testes intensivos desde 2023. Os engenheiros já abasteceram o veículo em postos de abastecimento públicos, testaram o desempenho de limpeza de bermas de estrada. Discutiram, igualmente, se e em que medida o motor de combustão a hidrogénio pode servir como um complemento útil para variantes de acionamento elétrico a bateria e baseado em célula de combustível.

Se a capacidade off-road extrema é uma prioridade para os clientes, a série de modelos Unimog altamente capaz em off-road com sua cabine totalmente em aço entrará na equação. Seja para construção, corpo de bombeiros, socorro em desastres ou em uma expedição: Graças à sua tração integral e extrema flexibilidade de torção, os modelos Unimog altamente capazes de off-road séries U 4023 e U 5023 levam tripulação, equipamentos, materiais e implementos pesados com segurança e rapidez até mesmo para os locais mais remotos em terrenos acidentados.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.