Receber dinheiro por pedalar até ao trabalho

13 novembro 2020
1min.

É a proposta da Federação Portuguesa de Cicloturismo de Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) para ser incluída no Orçamento do Estado para o próximo ano.

---

Foto: Federação Portuguesa de Cicloturismo de Utilizadores de Bicicleta

A ideia é promover a utilização da bicicleta através de incentivos financeiros, premiando com 0,24€ por quilómetro pedalado quem se desloque para o trabalho neste meio de transporte.

A medida já existe noutros países europeus e, se for acolhida, deverá ter um tecto máximo, que a FPCUB propôs que fosse de 600€ por ano, por pessoa.

Para além desta medida, a FPCUB propõe ainda que o apoio à criação de ciclovias previsto no Portugal 2030 considere também ciclovias urbanas, uma vez que as redes cicláveis urbanas são condição necessária para que mais pessoas utilizem a bicicleta.

A par disto, a FPCUB propõe ainda que o Governo apoie a implementação de sistemas de bikesharing nas cidades e vilas portuguesas, reduza o IVA para as bicicletas convencionais e inclua a temática da bicicleta - com teoria e prática - nos conteúdos escolares, entre outras medidas.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.