Bridgestone apresenta Ecopia e FleetPulse

18 outubro 2018
5min.

Uma nova geração de pneus para longo curso e uma plataforma de manutenção digital para frotas de pequena e média dimensão, com o cunho da Bridgestone, são as novidades que chegam ainda este ano ao mercado nacional.

Bridgestone Ecopia H002
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Bandague
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FleetPulse

Bridgestone Ecopia H002

A correcta manutenção e gestão dos pneus pode prolongar-lhes a vida útil, resultando no decréscimo das paragens não programadas dos veículos e consequente redução de custos para o transportador. O sistema Total Tyre Care da Bridgestone já vem de 2014 e tem evoluído no sentido de englobar cada vez mais serviços e ferramentas para uma manutenção optimizada dos pneus. Agora, conta com a FleetPulse, uma solução de monitorização da pressão dos pneus, com várias outras funcionalidades agregadas.

O ciclo inicia-se com a venda de um produto com uma carcaça duradoura de boa qualidade, preparado para dar aos pneus mais do que uma vida útil, através da recauchutagem. Além disso, o Total Tyre Care inclui o acompanhamento das frotas, com a identificação do tipo de negócio e plano de manutenção de cada transportador, assistência em 29 países da União Europeia e facilidade de gestão, com os dados sempre disponíveis para consulta.

FleetPulse

FleetPulse

A plataforma, destinada a frotas de pequena e média dimensão (50 camiões), é constituída por uma aplicação para telemóvel, uma página na internet e uma «box» com o hardware necessário para a fazer funcionar, ou seja, sensores que são instalados nos pneumáticos: 6 ou oito para camiões e autocarros (Box H1 e H2) e seis sensores para reboques (Box T1).

A FleetPulse é apresentada pela Bridgestone como a única solução no mercado que combina inspecções do veículo, serviços de reserva, gestão de frota e sistema de monitorização da pressão dos pneus (SMPP) numa única plataforma. Com os sensores instalados nos pneus, o motorista conecta ao seu smartphone um «dongle» Telematic, algo semelhante a uma pen drive que fará a ligação sem fios ao SMPP. Além de receber os dados sobre a pressão e temperatura dos pneus – recolhendo os dados com uma simples volta ao veículo – a FleetPulse tem listas de verificação para simplificar o processo de inspecção do camião e permite ainda que o motorista envie informações sobre o estado do veículo e até fotos para o gestor da frota.

Ecopia H002

Bridgestone Ecopia H002

O novo Bridgestone Ecopia H002 tem como público alvo os transportadores que fazem serviço de longo curso e que pretendem reduzir custos operacionais, maximizando a eficiência no consumo de combustível e sem deixar que os camiões fiquem presos em condições meteorológicas adversas. Na classe de pneus com baixa resistência ao rolamento, oferece a melhor tracção no molhado e o menor consumo de combustível (testado e certificado pelo TÜV SÜD Tire Test Mark) e pode circular todo o ano. É ainda, segundo a Bridgestone, o único com as marcações 3PMSF e M+S nas configurações principais de longo curso.

Em relação às gerações anteriores, anuncia poupanças de 1,1l/100km, o que corresponde a 234 mil euros e menos 546 toneladas de CO2por ano, num exemplo de frota com 150 tractores e 150 reboques, que percorram 130 mil quilómetros por ano, com o gasóleo a 1,30€/litro.

Saiba mais sobre a nova geração Ecopia H002, que será lançado em Portugal a partir de Novembro deste ano, AQUI.

Bandag

O ciclo completa-se com a recauchutagem com piso Bandag Fueltech, que garante excelente economia de combustível e rendimento quilométrico. O piso novo é igual ao piso recauchutado, com o Fueltech HDrive e o Fueltech HTrailer a serem já baseados no design do novo Ecopia H002.

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A marca Bandag pertence à Bridgestone e em Portugal a recauchutagem é feita nas fábricas da Bandague, em Alcoitão, Braga e Pontão. As fábricas estão equipadas com maquinaria moderna que detecta problemas na estrutura dos pneus, avaliando a sua capacidade para terem ou não uma nova vida, uma máquina que detecta microfuros através de impulsos eléctricos, uma máquina que define o raio, ângulo e tempo de raspagem sem intervenção humana e ainda uma máquina de aplicação de pisos que centra o piso na carcaça e aplica a goma de ligação de forma automática e diminui o risco de falha humana.

A Bandague produz cerca 40 mil pneus de veículos pesados por ano.

Bandague 2


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