RM-4A+ o “elefante” da Goodyear

01 maio 2020
2min.

Quantas vezes já se questionou qual será o maior pneu do Mundo! Nós respondemos, é o RM-4A+ do segmento OTR (Off The Road) da Goodyear. Mede 4 metros de altura, pesa 5.400 kg e tem como diâmetro de jante 63 polegadas. É fabricado para veículos especiais que carregam toneladas de materiais.

---

O pneu RM-4A+ com a medida 59/80R63 da Goodyear, é tão alto como um elefante e o seu peso é quase o mesmo. Este gigantesco pneu do segmento OTR (Off The Road) foi desenvolvido para carregar centenas de toneladas de pedras e outros materiais igualmente pesados, fazendo parte de uma gama que a empresa norte americana de pneus fabrica especificamente para trabalhos em minas de carvão, pedras pesadas, ouro ou cobre. O pneu é comercializado em todo o mundo para mover as maiores e mais pesadas máquinas de trabalhos que operam habitualmente em minas.

Este enorme pneu é equipado em jantes de 63 polegadas, tem um total de 4,023 metros de diâmetro e é um metro mais alto que um cesto oficial de basquetebol. Os seus 5.400 kg contam com tecnologias avançadas que lhe permite carregar com um peso de 100.000 kg a velocidades até 50 km/h.

As tecnologias incluídas no pneu estão relacionadas com os seus materiais, construção e design. O pneu de 63 polegadas tem uma carcaça de aço e construção com cintas, sendo fabricado com máxima precisão e utilizando equipamentos de fabrico específicos. Na sua criação foram usadas ferramentas de simulação em computadores e levou a Goodyear a trabalhar juntamente com os fabricantes de veículos para assegurar que o tamanho do pneu estaria de acordo com as suas necessidades.

O pneu RM-4A+ está disponível em duas medidas (53/80R63 e 59/80R63), com variações de três componentes e duas profundidades de banda (E3 e E4), tendo como resultado 12 modelos diferentes disponíveis e é produzido na fábrica da Goodyear em Topeka, Kansas (Estados Unidos da América).

Leia o nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.