Combustíveis
14 julho 2025

Dourogás vende negócio de combustível limpo à Iberis Capital

O Grupo Dourogás vendeu o seu negócio de gás natural veicular, a Dourogás GNV, à Iberis Capital, uma gestora de private equity e capital de risco, que é agora dona da maioria do capital da empresa. A operação superou os 30 milhões de euros e vai permitir acelerar a expansão do portfólio de clientes da empresa e a entrada em novos segmentos de mercado.

“Já temos a solução de energia alternativa aos tradicionais combustíveis fósseis considerada mais sustentável do mercado, no segmento de transporte pesado de mercadorias e passageiros”, assegura Pedro Oliveira, CEO da Dourogás GNV. “Em 2024, o Biometano representou mais de metade das vendas de combustível da empresa, muito acima da meta legal para os biocombustíveis (13%). Agora o objetivo é acelerar a incorporação de Biometano no total da energia vendida aos nossos clientes e expandir a rede de postos de abastecimento”, adianta Pedro Oliveira.

“Estamos seguros do enorme valor acrescentado desta unidade de negócio da Dourogás. A empresa desenvolveu um modelo operacional para substituir o gás natural por Biometano, que é um gás 100% renovável. Isto permite mover veículos pesados, por exemplo autocarros para o transporte público de passageiros, de uma forma completamente sustentável”, explica Diogo Chalbert Santos, partner da Iberis.

“O Grupo Dourogás continua comprometido com a descarbonização da economia. Focámos agora a nossa atenção na descarbonização dos consumos industriais de gás natural e em projetos de produção de gases renováveis”, afirma Nuno Moreira, CEO do Grupo Dourogás. “A operação com a Iberis Capital permitirá, por um lado, a expansão ambicionada para Dourogás GNV, e por outro, a continuação do trabalho em soluções para o setor energético e onde os gases renováveis podem ser determinantes para o país”, conclui.

O investimento, liderado pela Iberis Capital, foi realizado em conjunto com a Mello RDC e com a equipa de gestão, ambos como acionistas minoritários.

A Dourogás é pioneira na comercialização de Biometano em Portugal, tendo evitado já a emissão de 97 mil toneladas de carbono equivalente em dois anos.

Devido à sua composição química, o Biometano pode ser imediatamente integrado nas redes existentes de transporte e distribuição de gás, o que o torna um perfeito substituto renovável do gás natural. Além de ser de fácil adoção, outra vantagem do Biometano é permitir o armazenamento, garantindo uma maior segurança no abastecimento.

A dinamização da mobilidade a gás natural veicular (GNV) é um pilar fundamental para a cadeia de valor do Biometano em Portugal, na medida em que assegura a viabilização da fileira industrial preconizada no Plano de Ação para o Biometano.
A operação tinha já sido autorizada pela Autoridade da Concorrência.PR

Interessa-se por Combustíveis?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!