A rota escolhida para o estudo foi a que liga as cidades de Madrid e Barcelona pela A-2, um trajeto muito habitual para o transporte de mercadorias em geral e para os conjuntos duo trailer em particular. Um total de 625 quilómetros com zonas muito exigentes como o Puerto de Somosierra, o troço entre Medinaceli e Alcolea del Pinar ou os quilómetros entre Fraga e Lérida.
Os resultados do estudo demonstram as vantagens significativas de utilizar a motorização Scania V8 para aplicações de duo trailer, destacando a sua eficiência e capacidade para reduzir custos operacionais. O consumo médio de combustível para um camião com uma carga de 40 toneladas foi de 28,9 litros por cada 100 quilómetros, enquanto o consumo médio de AdBlue situou-se em 3,50 litros por cada 100 quilómetros. Em contraste, o duo trailer com uma carga total de 70 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 43,6 litros por cada 100 quilómetros e um consumo médio de AdBlue de 5,32 litros por cada 100 quilómetros.
Se extrapolarmos estes resultados, a percentagem de economia de combustível ao utilizar um duo trailer de 70 toneladas em comparação com dois camiões de 40 toneladas é de 24,57%. Na parte de AdBlue, a economia ascende até 24,12%*.
"Os resultados deste estudo não deixam dúvidas, o motor V8 da Scania é a opção mais eficiente e robusta para o transporte de cargas pesadas. A sua capacidade para manter a marcha mais eficiente durante mais tempo, juntamente com a sua potência e binário do motor , tornam-no o veículo ideal para aplicações de duo e mega trailer", explicou Roberto San Felipe, diretor comercial de Camiões, Pré-venda e Logística da Scania Ibérica. Esta abordagem não só melhora a eficiência operacional, como também reforça o compromisso da Scania com a sustentabilidade, desenvolvendo tecnologias que permitem reduzir as emissões e o consumo de recursos.
Robustez e desempenho do motor V8
O motor V8 da Scania, com uma potência de até 770 CV e um binário de motor de até 3.700 Nm, está desenhado para oferecer uma eficiência superior em aplicações de transporte de cargas pesadas. Esta tecnologia avançada, que inclui a caixa de mudanças Opticruise e um novo grupo cónico traseiro adaptado para velocidade de cruzeiro em marcha direta, contribui para uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção.
* Dados obtidos através de um software avançado que simula os resultados de uma operação real