Pesados
02 maio 2025

eActros 600 desafia recorde mundial de marcha-atrás no Guinness

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records™. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado. O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.

A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excepcionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.



Marco Hellgrewe: o piloto do desafio

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.

Segundo confessou Marco Hellgrewe, "é uma honra tentar estabelecer este recorde novamente, especialmente com um veículo totalmente elétrico. A evolução tecnológica desde o primeiro recorde alcançado é notável, e até hoje, ninguém conseguiu igualar tal feito com um camião elétrico. O eActros 600 representa o futuro do transporte de longa distância, e estou entusiasmado por estar à frente deste desafio."

A inovação do eActros 600

O Mercedes-Benz eActros 600 não é apenas um veículo pesado elétrico de alto desempenho, é uma verdadeira revolução na mobilidade no setor dos transportes. O eActros 600, cujo lançamento em série ocorreu em novembro de 2024, está equipado com três baterias de 207 kWh, oferecendo uma capacidade total de 621 kWh. Esta caraterística permite ao camião percorrer até 500 quilómetros com uma carga completa. O eActros 600 apresenta uma autonomia prática notável e uma carga útil máxima de 22 toneladas, demonstrando ser a solução ideal para enfrentar os desafios do transporte de longo curso, ao mesmo tempo que contribui para a redução das emissões de CO2.

Com este recorde, a Mercedes-Benz Trucks visa destacar as capacidades do eActros 600 e sensibilizar para a importância da eletrificação do transporte rodoviário, um passo crucial para um futuro mais sustentável no setor dos transportes. Adicionalmente, esta iniciativa constitui uma plataforma para sensibilizar sobre questões fundamentais, tais como a segurança rodoviária e o reconhecimento da profissão de condutor de camiões.

Promoção de causas sociais e parcerias

No decurso da tentativa de estabelecer um novo recorde, a Mercedes-Benz Trucks está a colaborar com as associações Blicki e.V. e PROFI - Pro Fahrer-Image e.V., que têm como missão promover a segurança rodoviária e valorizar os condutores de camiões. Ambas as organizações desempenham um papel crucial na educação do público sobre o comportamento adequado no trânsito e na promoção da imagem dos motoristas profissionais.

Dirk Hendler, Diretor-Geral da Blicki e.V., comentou que "o projeto representa uma oportunidade ímpar para sensibilizar as crianças e as famílias sobre a segurança rodoviária, um tema que já abordamos há anos através da nossa formação nas escolas. E é com grande entusiasmo que nos associamos a este desafio, utilizando esta plataforma para a divulgação da nossa mensagem."

Por sua vez, Dirk Engelhardt, Presidente da PROFI - Pro Fahrer-Image e.V., destacou a relevância do desafio: "Este recorde é uma excelente forma de aumentar a conscientização sobre a importância dos condutores profissionais e, ao mesmo tempo, demonstrar como a inovação tecnológica pode contribuir para um futuro mais seguro e sustentável nos transportes."



O desafio de conduzir em marcha-atrás

Um dos maiores desafios desta tentativa de estabelecer um novo recorde será a condução em marcha-atrás, uma habilidade essencial para os condutores de camiões, mas extremamente difícil de realizar com precisão e segurança em longas distâncias. Marco Hellgrewe terá de enfrentar esta tarefa com perícia, precisão e paciência, especialmente ao percorrer os 30 quilómetros em estradas públicas até Halberstadt, sob escolta policial.

Durante a tentativa, o eActros 600 será conduzido a uma velocidade reduzida, entre 10 e 20 km/h, para garantir a segurança e o sucesso do desafio. A missão constitui um desafio de elevada exigência, tanto para o motorista como para o próprio camião elétrico, que terá de demonstrar a sua robustez e capacidade de manutenção da performance ao longo do percurso.

O caminho para o futuro da eletrificação

Com este desafio, a Mercedes-Benz Trucks não apenas está a tentar estabelecer um novo recorde, mas também está a demonstrar o seu firme compromisso com a transição energética no setor dos transportes. O futuro do transporte de mercadorias passa pela eletrificação, bem como pela infraestrutura de carregamento, um ponto crucial para garantir a viabilidade dos camiões elétricos a longo prazo. A Daimler Truck, detentora da marca Mercedes-Benz, já anunciou investimentos substanciais na criação de uma rede de mais de 3.000 pontos de carregamento rápido até 2030, visando impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica na Europa.

Conclusão: a revolução está em marcha

A tentativa do estabelecimento de um novo recorde por parte do Mercedes-Benz eActros 600 representa muito para além de uma mera proeza de engenharia e perícia. Esta é uma demonstração clara de como a tecnologia pode transformar o setor dos transportes, promovendo sustentabilidade, segurança e respeito pela profissão de condutor. Enquanto Marco Hellgrewe e o eActros 600 desafiam os limites da eletrificação, a Mercedes-Benz Trucks procura posicionar-se na liderança da transição para um futuro mais verde e seguro para todos na estrada.

Interessa-se por Pesados?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!