Pesados
08 novembro 2017

Scania apresenta motor de 13l a gás

Na Ecomondo 2017, a principal feira internacional de economia verde que se celebra na Europa, a Scania vai apresentar, em estreia mundial, um motor a gás Euro 6. Com uma potência de 410 CV, o OC13 pode ser utilizado tanto no transporte de longo curso como em actividades relacionadas com a construção, graças ao seu desempenho, comparável com o de um motor Diesel. O motor a gás Euro 6 recentemente desenvolvido baseia-se no motor Scania de 13 litros e é a mais recente novidade da marca para soluções de transporte sustentáveis, assegurando reduções de CO2 da ordem dos 15 a 90%. “Temos grandes esperanças nos camiões com este motor de 13 litros, que é único", afirma Henrik Eng, Director Urban, Scania Trucks. “Há um interesse considerável de potenciais clientes em toda a Europa virem a poder operar com veículos, designadamente veículos de logo curso, movidos a gás, e este motor vai ao encontro dessas necessidades, sob todos os aspectos. Há uma procura por parte dos clientes de uma solução que assegure todas as vantagens do gás, como uma melhor economia total de funcionamento e nenhuma das desvantagens",acrescenta.

 O novo motor de 410 CV proporciona 2000 Nm das 1100 às 1400 rpm – números perfeitamente comparáveis aos dos motores a diesel de tamanho idêntico. Com gás natural liquefeito (GNL), uma combinação típica de semi-reboque até 40 toneladas pode viajar até 1000 km sem necessidade de reabastecer. Em veículos rígidos com dois depósitos, a autonomia poderá chegar aos 1600 km.

“Este motor a gás está em condições de proporcionar não só níveis reduzidos de CO2 como também uma maior rentabilidade aos seus clientes”, refere Zoran Stojanovic,Product Manager Gas, Scania Trucks.

O lançamento do motor de gás Scania OC13 na Ecomondo 2017 continua a ofensiva dos produtos Scania centrada nos combustíveis alternativos para a nova geração de camiões. O OC13 baseia-se nos famosos motores Scania de 13 litros, mas trata-se de um motor desenvolvido recentemente, que funciona a gás, segundo princípio de Otto, com velas de ignição e combustão completa.

 

O interesse em trabalhar com veículos movidos a biogás ou a gás natural é cada vez maior nos mercados europeus, em resultado de uma cada vez maior disponibilidade, de infraestruturas crescentes e de uma economia de exploração favorável para os transportadores. Naturalmente que os aspectos relacionados com a sustentabilidade também são importantes, pois mesmo para os motores que funcionam a gás natural há uma redução de CO2 de cerca de 15%.

Tecnologia subjacente 

Os motores a gás Scania baseiam-se na combustão estequiométrica – i.e., combustão completa do combustível e do oxigénio. A combustão começa com o uso de velas de ignição, como nos motores a gasolina, e a pré-mistura do combustível decorre antes da entrada nos cilindros.

“Um objectivo importante para nós no trabalho de desenvolvimento tem sido assegurar a melhor manobrabilidade possível, de modo a fazer corresponder o seu desempenho e características àquilo que se espera de um motor diesel moderno,” explica Folke Fritzson, Engenheiro Sénior do sector de Investigação e Desenvolvimento da Scania e que tem estado envolvido no desenvolvimento dos motores a gás Scania.

O novo motor de 13 litros a gás funciona sempre em combinação com o Scania Opticruise, a caixa de velocidades automática da Scania. Isto significa, é claro, que o condutor dispõe de mudanças de velocidades e de conforto numa condução de primeira classe, com selecções de velocidades sem hesitações.

Depósitos bem pensados O tipo de soluções de depósitos disponíveis é sempre um aspecto importante nos motores a gás. Tanto os depósitos de GNL (gás natural liquefeito) como os de GNC(gás natural comprimido) podem ser encomendados directamente à Scania. O GNL proporciona sempre uma maior amplitude, devido ao facto de poder ser obtida uma quantidade significativamente mais elevada de combustível. “Uma vez no motor, não importa como o gás é armazenado, mas existem diferenças significativas na escala de autonomia que é obtida com cada solução,” afirma Fritzson.

“Com GNL obtém-se uma autonomia de 1100 km para um típico tractor com semi-reboque em estrada plana. Mas a solução de GNC, que normalmente proporciona autonomias de 500 km, também é mais do que suficiente para muitos clientes, como aqueles cujo trabalho implica uma actividade regional, com regresso diário à base e ao ponto de reabastecimento. Porém, o número de quilómetros que pode ser percorrido com um depósito cheio depende também do tipo de operações envolvidas e do maior ou menor relevo do percurso.” Um aspecto particular da segurança é o facto de os engenheiros da Scania terem invertido a posição das válvulas do depósito de combustível, afastando-as da direcção da viagem. Trata-se de um pormenor aparentemente simples, mas bem pensado, que reduz o risco de as válvulas sofrerem danos devido a eventuais impactos do exterior. 

Maiores intervalos de manutenção

Os motores a gás que funcionam segundo o princípio de Otto (com a pré-mistura do combustível e velas de ignição) têm intervalos de manutenção menores do que os motores a diesel. No entanto, os Engenheiros da Scania implementaram uma série de medidas que ajudam a manter intervalos de manutenção mais prolongados. Hoje é a vida útil das válvulas de ignição que normalmente estabelece os limites.

“Fixámos um intervalo de 45 000 km tanto para a substituição das velas como para as mudanças de óleo, em condições normais de utilização,” afirma Fritzson. “Trata-se de uma clara melhoria em relação às anteriores gerações de motores a gás, cujo intervalo normal de manutenção era de 30 000 km. Desta forma, reduziram-se os custos de manutenção e aumentou-se o tempo de actividade.”

“Tudo indica que, numa série de mercados, estamos a dar um passo importante com os motores a gás, incluindo nos camiões mais pesados, de longo curso, e nos veículos destinados ao sector da construção,” declara Eng. “Já ninguém precisa de abdicar de características como uma boa manobrabilidade ou o conforto do condutor. Ao mesmo tempo, vemos que uma infraestrutura em rápido crescimento caminha de mãos dadas com um interesse crescente entre os potenciais clientes que começam a utilizar todo o gás disponível numa série de mercados na Europa.” Como os motores a gás são geralmente mais silenciosos que os motores diesel, também funcionam bem em ambientes urbanos sensíveis. O novo motor a gás Euro 6 da Scania também cumpre os requisitos do padrão de limitação de ruído PIEK, que estipula um nível de ruído não superior a 72 dB (A) em zonas com alto risco de perturbação.

Dados técnicos OC13 101

Tipo: Em linha

Deslocação: 12.7 litros

Ordem: 1-5-3-6-2-4

Cilindros: 6

Válvulas por cilindro: 4

Diâmetro x curso: 130 x 160 mm

Tipo de came: Normal

Compressão: 12.6:1

Injeção de combustível: Bosch

Controlo de emissões: Scania EGR e conversor catalítico de 3 vias

Capacidade do cárter: 43 litros

Potência max.: 410 CV (302 kW) @ 1,900 rpm

Binário max.: 2,000 Nm A 1,100–1,400 rpm

PR

Scania OC13 de 410 CV - gás

Scania OC13 de 410 CV - gás

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