A EuroTransporte assistiu, esta manhã, à conferência de apresentação dos resultados de 2021 da Daimler Truck, dirigida por Martin Daum, presidente do conselho de administração do grupo (CEO) e por Jochen Goetz, diretor financeiro (CFO) da Daimler Truck.
O CEO começou por apontar os fatores que levam a empresa ao sucesso, nomeadamente as várias equipas que trabalham em prol do grupo, falou do crescimento significativo das vendas em 2021 e ainda prespetivou os resultados para este ano de 2022.
O grupo Daimler Truck manteve com sucesso o foco em trabalhar para melhorar os lucros gerais em 2021. Com uma abordagem de uma rigorosa disciplina de custos fixos, a empresa atingiu as suas metas financeiras para 2021, apesar dos significativos contratempos na cadeia de abastecimento.
A empresa alemã beneficiou de uma recuperação económica geral nos mercados de vendas de veículos comerciais mais importantes no exercício de 2021 e aumentou significativamente as suas vendas unitárias, as receitas e o lucro líquido. Com 455,4 mil unidades, mais de 20% de camiões e autocarros foram vendidos em todo o mundo em 2021 em comparação com o ano anterior (378.300 unidades). A empresa ganhou vantagem com uma recuperação nos mercados mais importantes, especialmente no primeiro semestre de 2021. Embora a procura tenha permanecido forte nos principais mercados durante o segundo semestre, as restrições de oferta desaceleraram a produção e limitaram o crescimento do volume, especialmente para veículos pesados na América do Norte e Europa.
Apoiado pelo crescimento global significativo no volume de vendas unitárias, a receita da empresa aumentou para 39,8 bilhões de euros em 2021 (+ 10% em relação ao ano anterior: 36,0 mil milhões). Apoiado por um ambiente de procura muito forte e impulsionado por todos os segmentos, os pedidos recebidos da Daimler Truck para 2021 no negócio industrial chegaram às 590.000 unidades, um acréscimo de 37% em relação ao ano anterior (430.500 unidades). Ainda mais importante, 2021 também mostrou um desenvolvimento favorável para ganhos e retorno sobre vendas (RoS) impulsionado por fortes vendas, melhores preços líquidos e medidas de redução de custos.
O EBIT ajustado (lucro antes de juros e impostos) aumentou significativamente para 2.552 milhões de euros (ano anterior: 657 milhões). O RoS ajustado do Negócio Industrial em 2021 foi de 6,1% versus o RoS ajustado de 1,9% do ano anterior. O fluxo de caixa livre do Negócio Industrial totalizou 1.556 milhões no ano de referência (2020: 1.781 milhões). Em suma, a Daimler Truck cumpriu as metas de redução de custos e melhoria de margem.
Perspetivas do Grupo para 2022
Atualmente, a Daimler Truck assume que as condições económicas nos seus mercados mais importantes continuam a normalizar-se e que nem a pandemia de COVID-19 nem a guerra na Ucrânia terão um impacto negativo no desenvolvimento geral do mercado. Apesar da forte procura, os constrangimentos na indústria de semicondutores e restrições contínuas de fornecimento continuarão a impactar as vendas principalmente no primeiro semestre. Refletindo as duas principais regiões América do Norte e Europa, a orientação da empresa estima que o mercado norte-americano esteja entre 255.000 e 295.000 unidades e o mercado europeu entre 240.000 e 280.000 unidades. Para seu negócio industrial, a Daimler Truck prevê um aumento nas vendas de unidades para uma faixa entre 500.000 e 520.000 unidades em 2022. A empresa espera um aumento significativo na sua receita em 2022 para uma faixa entre 45,5 e 47,5 mil milhões de euros. Em relação ao seu EBIT ajustado, a Daimler Truck também espera um aumento significativo. Em relação ao Retorno sobre Vendas (RoS) ajustado para o Negócio Industrial, a Daimler Truck espera sair entre 7 e 9%.
"Nestas semanas dramáticas, os nossos pensamentos estão com as pessoas na Ucrânia e esperamos que esta guerra termine em breve. Logo após o início da guerra, decidimos suspender completamente os nossos negócios na Rússia até novo aviso. Ao mesmo tempo, estamos a apoiar organizações de caridade nos seus esforços de ajuda na Ucrânia, bem como inúmeras iniciativas privadas de nossos funcionários, pelas quais gostaria de expressar a minha gratidão", disse Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, sobre a guerra que está a assolar o mundo inteiro.
A empresa líder no setor de transporte há 125 anos assume que as cadeias de abastecimento da Daimler Truck não serão afetadas significativamente pela guerra. As despesas únicas resultantes da descontinuação dos negócios na Rússia serão considerados fora do resultado operacional no primeiro trimestre. Os efeitos operacionais atualmente previsíveis, como a interrupção dos negócios na Rússia, bem como os custos mais altos de matéria-prima e energia atualmente incorridos, estão incluídos nas diretrizes para 2022.
"Ao olhar para o ano passado de uma perspetiva de negócios, posso dizer claramente: 2021 foi um ano extraordinário para a Daimler Truck e estou muito orgulhoso do que a nossa equipa global realizou. Apesar dos constrangimentos devido à COVID-19 e à escassez da cadeia de abastecimento, conseguimos alcançar as nossas metas financeiras. Além disso, o nosso spin-off da Mercedes-Benz Group AG foi um passo histórico que gerimos com muito sucesso. Desde esta semana, somos um novo membro orgulhoso do índice do mercado de ações DAX. Olhando para 2022, vamos concentrar-nos nos fatores que temos nas nossas mãos para desbloquear ainda mais o nosso potencial de lucro e liderar o transporte sustentável. Estamos totalmente comprometidos em tornar o nosso primeiro ano como empresa independente um sucesso para a Daimler Truck", diz Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.
Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck: "Em 2021, melhorámos significativamente os nossos lucros. Isso foi impulsionado pelo aumento dos volumes de vendas e uma melhoria nos negócios de usados e pós-venda, enquanto os custos mais altos das matérias-primas e as restrições da cadeia de abastecimento tiveram efeitos negativos. Substituir os efeitos de custo únicos causados pela COVID-19 por melhorias estruturais em 2021 também foi uma grande conquista. No futuro, continuamos totalmente comprometidos com as ambições de rentabilidade que estabelecemos para 2025 e continuamos a trabalhar intensamente em todas as alavancas estratégicas para alcançá-las. Em 2022, esperamos aumentar novamente o nosso retorno ajustado sobre as vendas e, assim, dar mais um passo em direção às nossas ambições para 2025. Dada a incerteza sobre o curso da pandemia de COVID-19, os desafios atuais na cadeia de abastecimento e o impacto potencial da guerra da Ucrânia na economia global, é importante enfatizar que começamos 2022 com uma forte posição financeira."