Pesados
09 junho 2021

DAF desvenda gama totalmente inovadora

A DAF Trucks investiu mil milhões de euros nesta nova gama, que desenvolveu a partir do zero e que proporcionará 10% de ganhos de eficiência em relação à geração anterior.

A marca aproveitou as alterações aos regulamentos europeus sobre pesos e dimensões dos camiões e é a primeira na Europa a revelar uma gama de acordo com as mesmas. Assim, foi possível construir os novos XF, XG e XG+, tendo em atenção esta possibilidade, que cria novas oportunidades ao nível da aerodinâmica das cabines, que são totalmente novas. Para fabricar estas novas cabines, foi construída uma nova fábrica, em Westerloo, na Bélgica, junto à anterior que já existia.

A nível dos motores, tanto o MX-11, como o MX-13 apresentam várias melhorias, desde novos injectores, novos pistões, novos cilindros, bem como um novo turbo, alternadores e um sistema de pós tratamento de gases mais eficaz. Isto vem permitir que o binário máximo esteja disponível às 900 rpm. O motor mais potente, de 13 litros, terá, no máximo 530 cv.

Os intervalos de manutenção previstos são de 200.000 quilómetros.  

 

A eficiência do veículo é elevada a um patamar superior, assim como a segurança. A cabine conta com várias características que permitem uma melhor visibilidade, como o tabliê rebaixado, a janela na porta da direita (como opcional), câmaras laterais aquecidas, faróis frontais, laterais e traseiros totalmente em LED e ainda uma série de funcionalidades de condução que permitem maior segurança e poupança de combustível.

As cabines foram pensadas tendo em conta o espaço para o condutor e chegam aos 12,5 metros cúbicos no interior, com as zonas de condução, de descanso e de relaxamento construídas com inúmeros espaços de arrumação, construídos com materiais premium.

Durante a apresentação, os responsáveis da DAF esclareceram que procuraram encontrar a solução que trouxesse maior valor acrescentado, sendo que, por isso, não haverá caixa manual de velocidades disponível.

Os veículos entram em produção em série em Outubro, estando já disponíveis para venda. O presidente da DAF, Harrie Wolters, não revela os preços, mas garante que terão um TCO bastante competitivo.

Saiba tudo sobre a nova gama na próxima edição da Eurotransporte.

Autor
Interessa-se por Pesados?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!