A Scania e a Northvolt estabelecem uma parceria

31 janeiro 2018
3min.

A Scania e a Northvolt decidiram conjuntamente desenvolver e comercializar a tecnologia de células de bateria para veículos comerciais pesados.

Acordo Scania - Northvolt 2
Acordo Scania - Northvolt

Acordo Scania - Northvolt 2

A Scania anunciou hoje que está a investir 10 milhões de euros numa parceria para impulsionar o desenvolvimento e apoiar o estabelecimento da linha de demonstração e das instalações de investigação da Northvolt. A electrificação dos veículos está a avançar rapidamente e oferece um caminho favorável para soluções de transporte mais sustentáveis. Nos camiões e autocarros pesados, o desenvolvimento contínuo das infraestruturas de carregamento, bem como de células de bateria mais robustas, económicas e sustentáveis, é crucial para a entrada generalizada no mercado da electrificação comercialmente viável. As diversas actividades de transporte vão exigir diferentes motorizações eléctricas. Portanto, para um efeito ótimo, as tecnologias de baterias e células têm de ser desenvolvidas de modo a satisfazer diferentes necessidades.

“Queremos facilitar aos clientes a seleção de soluções de transporte sustentáveis. A electrificação terá um papel essencial na mudança para um sistema de transporte sem combustíveis fósseis. No entanto, a actual tecnologia de células de bateria tem de ser desenvolvida para satisfazer as necessidades comerciais dos clientes que operam autocarros e camiões pesados. Com a Northvolt como parceiro, acreditamos que podemos dar um grande passo em frente", diz Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania.

As duas empresas vão criar uma equipa de especialistas e trabalhar em colaboração nas instalações de investigação da Northvolt, a Northvolt Labs, em Västerås, Suécia, a fim de desenvolver e comercializar a produção de células de bateria otimizadas para alimentar veículos comerciais.

Também assinaram um contrato de compra para o total da produção de células de baterias.

“Com a especialização da Scania em matéria de produtos e negócios, aliada ao nosso processo de fabrico de vanguarda, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria económicas e ecológicas, da mais alta qualidade, para o mercado de veículos comerciais pesados", afirma Peter Carlsson, co-fundador e CEO da Northvolt.

A produção de células de baterias consome muita energia e a Suécia oferece um fornecimento sólido de energia verde económica. O país está, portanto, bem preparado para a produção sustentável de baterias em grande escala. A Northvolt está a construir a sua fábrica de baterias da próxima geração na cidade de Skellefteå, no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com uma pegada de carbono mínima e as maiores ambições de reciclagem.

Esta parceria é uma das várias iniciativas estratégicas na ambição da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável.

PR

 

Relacionadas:


Tags
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.