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Uma experiência (muito) impressiva

16 dezembro 2024

Driving Granada, com o Mercedes-Benz eActros 300 City Truck

O eActros 300/400 foi o primeiro pesado elétrico que Daimler Trucks deu a conhecer ao mercado, destinado a operações urbanas e regionais, e a que se seguiu o 600, este para o longo curso. Fomos conhecê-lo, em detalhe, ao volante, no Sul de Espanha, em redor de Granada e comprovámos as suas virtudes, no desempenho, manobrabilidade e suavidade, ao longo de mais de 200 km. Realizámos um carregamento elétrico a meio do percurso, pouco mais de 88 kW que ficaram por 22 €. Para quem entende que a sustentabilidade é merecedora da nossa atenção seguramente que vale a pena. Se no curto prazo o ambiente agradece, a longo prazo ele paga-se por si. Mas a classe política deverá dar mais atenção às infraestruturas específicas para carregamento de pesados.

Antes dos detalhes, comecemos pela conclusão, de forma simplista e resumida: o eActros City Truck representa uma boa relação preço/qualidade, com um forte fator de benefício para empresas que priorizam a sustentabilidade, a redução de custos operacionais e a eficiência nas operações urbanas e regionais.

O contexto é algo dramático, quando se coloca o ambiente na equação: segundo dados da Comissão Europeia, o transporte rodoviário é responsável por 72% das emissões de CO₂ do setor de transportes, que inclui veículos ligeiros de passageiros, e que, como um todo, representa 25% das emissões totais de CO₂ na União Europeia. Como tal, a Daimler Trucks tem demonstrado, claramente, o seu compromisso com o Acordo Climático de Paris. A empresa diz-se focada em alcançar a neutralidade de emissões de CO₂ no transporte rodoviário nas regiões da Europa, América do Norte e Japão até 2050. Para isso, está investindo significativamente no desenvolvimento de produtos elétricos e melhorando os processos de produção. Além disso, incentiva os seus colaboradores a  empenharem-se para cumprir os ambiciosos objetivos climáticos a que se propôs.

Para o ajudar a demonstrar, a Mercedes-Benz decidiu apresentar aos jornalistas europeus o seu mais recente camião urbano, totalmente elétrico, destacando o seu compromisso com a mobilidade sustentável e a revista Eurotransporte foi o único órgão de comunicação português presente no teste do eActros 300 City Truck, realizado em Granada em julho passado.

Equipado com dois motores elétricos posicionados no eixo traseiro, que proporcionam uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW, o eActros 300 City Truck garante uma aceleração poderosa e imediata. Esta sensação de força ao conduzir é ainda mais reforçada por uma caixa de duas velocidades e um centro de gravidade muito baixo, o que confere maior estabilidade e segurança na estrada. As baterias do eActros são capazes de receber até 160 kW de potência de carregamento, permitindo que as três baterias sejam recarregadas de 20% a 80% em apenas 1h30m.

No interior, o eActros 300 City Truck mantém um design semelhante ao da versão a diesel, mas  destaca se-pelo moderno cockpit multimedia da Mercedes-Benz, que inclui dois ecrãs de 10 polegadas. Estes ecrãs fornecem informações detalhadas sobre o consumo de energia e o estado geral do veículo, facilitando a visualização em tempo real.

Dotado com uma vasta gama de recursos ativos e passivos, como o Active Brake Assist 5 (assistência de travagem de emergência), o Side Guard Assist (assistência em curvas para evitar colisões laterais) e um sistema de alerta acústico, que avisa os pedestres da presença do veículo em baixas velocidades, a garantia de maior segurança na condução, tanto para o condutor quanto para os que estão à volta, está assim assegurada.

A Mercedes-Benz tem vindo a desenvolver e fabricar o eActros para responder as diferentes necessidades, desde curtas e médias distâncias até longas distâncias. Este modelo em análise é o trator voltado para serviços regionais, ideal para distribuição em grandes centros e cidades, dando prioridade a baixa emissão sonora e a ausência de emissões de CO₂.

Durante o teste, sempre que foi necessário recarregar as baterias do camião tivemos de desatrelar o reboque e colocar o camião no posto de carregamento, que era destinado a veículos ligeiros. Essa é uma das principais dificuldades que enfrentamos — a falta de infraestruturas adequadas para o carregamento de camiões elétricos nas estradas europeias.

É crucial que a UE tome medidas, e rápidas, para apoiar os transportadores e incentivar a criação de uma rede de pontos de recarga específica para camiões elétricos. Sem esse suporte, a transição para uma frota de transporte mais sustentável será um desafio ainda maior.

Finalmente, o silêncio

Ao entrar na cabine do eActros, somos recebidos por um painel ergonómico e de fácil utilização, com destaque para os dois ecrãs de 10 polegadas que oferecem informações claras e acessíveis. Ao ligar o camião, ouvimos o funcionamento das eletroválvulas com vários estalidos, mas sem o ruído típico de um motor a combustão, o que inicialmente causa alguma estranheza. No entanto, rapidamente nos habituamos e acabamos por apreciar o silêncio dentro da cabine, que se torna um dos pontos fortes da experiência de condução.

O nosso percurso totalizou aproximadamente 170 km, com um trajeto misto que incluiu autoestrada, montanha e estrada nacional. A condução requer atenção ao acelerador, especialmente no início, onde é importante acelerar suavemente para evitar um arranque brusco. Além disso, enquanto as baterias ainda não atingiram a temperatura ideal de funcionamento, é necessária alguma sensibilidade extra com o acelerador, uma vez que todos os esforços visam a poupança de energia.

O eActros oferece três modos de potência: Power, que atinge até 90 km/h; Economia, com limite de 85 km/h; Range (autonomia), que chega a 82 km/h e maximiza a autonomia com a mesma carga de bateria. No modo Range, o kick-down (para ultrapassagens rápidas) está desativado.

Consumo e regeneração

Iniciamos a condução na autoestrada, utilizando o modo Power. O eActros conta com uma caixa de velocidades de apenas duas velocidades para a frente e uma para trás. Após 74 km fizemos uma paragem num posto de carregamento para recarregar as baterias. Foi necessário desengatar o reboque para posicionar o camião no zona de carregamento elétrico. Em 48 minutos, recarregámos 68,8 kW ao custo de 22,09 euros (os valores variam conforme o contrato e o preço dos carregadores).

Com a bateria recarregada, iniciámos a segunda parte do percurso, agora por uma estrada montanhosa. Tivemos um contratempo ao chegar a uma localidade onde ocorria uma feira na estrada principal, o que nos obrigou a voltar atrás e percorrer 44 km adicionais. Curiosamente, apesar das subidas e descidas, a regeneração de energia do camião foi tão eficaz que conseguimos voltar ao ponto inicial sem perder a carga de bateria.

A travagem regenerativa do eActros é extremamente potente, raramente recorremos ao travão de pé para travar, recuperando níveis significativos de carga durante o percurso com declives. No entanto, durante o percurso montanhoso, notámos que as ventoinhas para dissipar o calor dos radiadores foram acionadas com frequência devido às exigências do terreno.

Conforto e ergonomia

A nossa experiência com o eActros City Truck mostrou que estamos perante um camião de manuseamento muito fácil em termos de condução. Embora no início exija alguma adaptação, rapidamente nos habituamos às suas particularidades, como o aproveitamento eficiente da inércia do camião. Em descidas, em alguns casos é mais vantajoso deixar o veículo embalar em segurança do que depender excessivamente da regeneração de energia. Ao equilibrar estas duas estratégias, é possível superar a autonomia indicada pelo fabricante.

Os interiores são bastante cuidados, com vários detalhes importantes para o conforto do motorista. O banco do condutor é bastante ergonómico, e, apesar da cabine M ter uma cama pequena, é suficiente para descansar durante o dia ou dormir à noite.

Outro ponto essencial é o planeamento dos carregamentos. Idealmente, devido ao factor custo de energia, o camião deve ser carregado no armazém ou parque durante a noite, onde 8 a 10 horas são suficientes para uma carga total das baterias, o que nos faz acreditar que este modelo é a melhor solução para a utilização profissional de um veículo elétrico pesado em contextos urbanos e regionais. No entanto, o longo curso ainda apresenta desafios e está distante de ser uma opção viável até que as infraestruturas sejam melhoradas.

As dimensões são compactas, pois a cabine M reduz o comprimento total do veículo, facilitando manobras em espaços urbanos apertados e em áreas de carga e descarga. Com a cabine mais baixa e o layout otimizado é proporcionada melhor visibilidade ao condutor, permitindo maior controle durante manobras em áreas congestionadas ou em curvas apertadas.

O camião tem um centro de gravidade mais baixo, o que melhora a estabilidade durante manobras e curvas, aumentando a segurança e a facilidade de controle. Com esta configuração, combinada com sistemas de assistência à condução, como câmaras de auxílio e sensores, o camião fica mais ágil em situações de tráfego intenso ou estacionamentos complicados, características que fazem com que o eActros com cabine M seja ideal para operações urbanas, onde a manobrabilidade e a eficiência são fundamentais.

Resposta imediata

A aceleração é instantânea e fluida, sem a necessidade de esperar por rotações do motor, o que resulta numa condução mais suave e com arranques rápidos quando necessário. A ausência de um motor a combustão reduz drasticamente as vibrações dentro da cabine, proporcionando uma experiência de condução mais confortável e menos cansativa para o condutor, especialmente em viagens longas. E a estabilidade é melhorada, pois o posicionamento das baterias baixa o centro de gravidade, melhorando o desempenho em curvas ou manobras em estradas sinuosas, o que aumenta a sensação de segurança.

Impressão muito positiva vai para a travagem regenerativa, que além de ser silenciosa, é extremamente eficiente, permitindo recuperar parte da energia ao desacelerar ou descer declives, o que melhora a autonomia do camião sem comprometer o desempenho. Todos estes fatores combinam-se para oferecer uma experiência de condução muito diferente e superior em comparação com os camiões a diesel tradicionais.

Este modelo se enquadra perfeitamente na distribuição local e regional nas cidades, com uma grande vantagem de ausência de emissões de CO₂ o que faz com que o eActros seja uma excelente solução para operações urbanas, especialmente em zonas de baixas emissões e em centros urbanos que priorizam a sustentabilidade.

A longo prazo, os custos com combustível e manutenção tendem a ser menores em comparação com camiões a diesel, o que torna o eActros uma opção economicamente viável para operações locais e regionais, pois os custos operacionais são reduzidos, fatores que contribuem para se tornar uma solução ideal para empresas que procuram eficiência, sustentabilidade e economia no transporte urbano.

Embora o investimento inicial num camião elétrico como o eActros seja superior ao de um veículo a diesel tradicional, os benefícios a longo prazo compensam esse custo. As empresas podem usufruir de economias consideráveis em combustível e manutenção, bem como de incentivos governamentais relacionados à sustentabilidade (em alguns países da EU).

Com a crescente regulamentação ambiental nas cidades europeias, o eActros, por ser livre de emissões, permite que as empresas operem em zonas de baixas emissões sem restrições, evitando multas e taxas adicionais, além de contribuir positivamente para a imagem da empresa como uma entidade ecológica.

A longo prazo, o retorno sobre o investimento pode ser significativo, dado o menor custo por quilómetro em comparação com camiões a diesel, além da potencial valorização da empresa com a transição para uma frota mais sustentável.

Frederico Gomes

In Eurotransporte #142


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