---

Viajar de carro elétrico em Portugal. Odisseia ou realidade?

25 fevereiro 2022

Confira o artigo da Eurowag sobre esta temática.

Parques naturais, rios, praias e pontos turísticos históricos são propostas atrativas para umas férias em família... muitos são os portugueses que fazem viagens de carro em família nas férias de verão. Será que se pode fazer uma viagem destas num carro elétrico, sem grandes incómodos? E como deve ser planeada a rota?

As vantagens e inconvenientes dos carros elétricos têm sido amplamente discutidos. Apesar disso, este tipo de condução será aparentemente a opção preferida pela União Europeia na sua cruzada contra as alterações climáticas e o aquecimento global. Os carros elétricos deverão substituir os motores tradicionais de combustão nos próximos anos, como previsto, por exemplo, no pacote Fit for 55 que foi recentemente adotado pela Comissão Europeia. O objetivo é reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55% do nível de 1990 até 2030. A partir de 2035, os automóveis novos não serão autorizados a gerar quaisquer emissões de dióxido de carbono, o que conduz a um desenvolvimento mais rápido da mobilidade elétrica.

Objetivos vs. realidade

Planos e objetivos são uma coisa, mas a realidade é outra. Muitos portugueses, que são conhecidos pelo seu ceticismo em relação às novidades, provavelmente pensarão que há poucas estações de carregamento e faltam infraestruturas de mobilidade elétrica em geral. Esta é uma perceção comum no nosso país. Contudo, não é totalmente substanciada, pelo menos em Portugal.

Devemos notar que no território português as infraestruturas, incluindo as estações de carregamento, estão muito mais avançadas. De acordo com as últimas informações de toda a Europa, o maior número de estações de carregamento encontra-se nos Países Baixos, França e Alemanha. Estes países acolhem 70% de todas as estações de carregamento europeias. Embora Portugal possua uma quota de 1,1 por cento, ocupa a quarta posição dos países com mais estações de carregamento por 100 km de estrada. Em 2020, existiam 2470 estações de carregamento e prevê-se o crescimento nos próximos anos.

Partida para uma viagem "carbono zero”

Uma viagem de carro elétrico a um destino local ou a outro país pode parecer um empreendimento pioneiro. Até os mais novos irão, sem dúvida, adorar esta "aventura ecológica" e tornar esta experiência digital como parte integrante da sua vida quotidiana. "Os jovens compreendem que um carro elétrico precisa de recarregar, como um smartphone, um computador portátil ou um tablet, e tomam-no como um atributo inevitável", refere David Nurkovič da Eurowag, que fez recentemente uma viagem de vários dias num Volkswagen ID.3 elétrico com a sua família, incluindo os seus filhos de 10 e 13 anos. A viagem de 1300 quilómetros provou que tal viagem era viável.

Ao planear uma viagem mais longa de carro elétrico, é necessário considerar as escalas necessárias nas estações de carregamento ao longo do percurso. Há aplicações de navegação com informações sobre estações de carregamento disponíveis online como o sygic.com, que cobre principalmente a Europa. Existem também soluções avançadas em aplicações web e móveis que ajudam os condutores tanto no planeamento como noutros aspetos da viagem, tais como a otimização da carga da bateria. A aplicação móvel fornecerá informação em tempo real sobre o estado da bateria e outros dados relevantes e entregará notificações relacionadas com o carregamento.

Como parte de um ecossistema digital, todas estas capacidades beneficiarão imensamente aqueles que decidirem fazer uma viagem de férias, seja no seu país de origem ou no estrangeiro, e ajudá-los-ão a garantir que esta não terá problemas. Não importa se viaja no seu próprio carro, alugado ou na sua frota.

*Artigo Eurowag


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.