Desafios da Transição Modal em debate

22 novembro 2022
2min.

Casa cheia para a segunda Palestra de Outono organizada pela Eurotransporte, em parceria com a SRS Legal.

---

Com moderação de Alexandre Portugal, da COBA, esta terça-feira couberam a Carlos Fernandes, da Infraestruturas de Portugal, e a Miguel Rebelo de Sousa, da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF), as intervenções da palestra subordinada ao tema «Desafios da Transição Modal».

Carlos Fernandes sublinhou a importância do contributo do modo ferroviário para cumprir os objetivos nacionais e europeus impostos pelos desafios climáticos, salientando a necessidade de encontrar uma repartição modal mais alinhada com estes mesmos objetivos. O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal mencionou os investimentos que têm vindo a ser feitos e os que estão previstos acontecer ao longo da próxima década e apontou como constrangimentos, em especial na linha do norte, a falta de capacidade e de competitividade da ferrovia face a outros modos de transporte. Sobre a alta velocidade, explicou que será um sistema totalmente integrado na bitola ibérica, em articulação com a rede ferroviária convencional, podendo, eventualmente, mais tarde, ser feita a migração de bitola se for necessário. Neste momento, defendeu, a bitola ibérica já não tem desvantagens no que à velocidade diz respeito, permitindo, pelo contrário, a ligação com a rede espanhola.

Por seu turno, Miguel Rebelo de Sousa, diretor executivo da APEF, deu conta do trabalho que tem vindo a ser feito pela associação que representa, na senda da promoção da igualdade entre a rodovia e a ferrovia, com o objetivo de aumentar a quota modal da ferrovia para 30% em 2030. O responsável apontou que mais do que um desafio, o transporte ferroviário pode ser visto como uma oportunidade, não esquecendo que tem de ser prestado um serviço que acrescente valor ao cliente, numa altura em que o preço ainda é um fator crítico, pelo que, apelou, é necessário haver uma parceria entre as partes envolvidas para efetivar a transição modal.

Confira as apresentações de cada um dos oradores:

Carlos Fernandes

Miguel Rebelo de Sousa

A próxima Palestra estará a cargo da presidente do Conselho de Administração do AMT, Ana Paula Vitorino, a 14 de dezembro, dedicada ao tema «Os Desafios da Regulação», com moderação de Nuno Soares Ribeiro, da VTM. Excecionalmente, terá início às 10h, precedida do pequeno-almoço às 9h30.

Inscrições AQUI.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.