As alternativas aos cereais da Ucrânia e o papel instrumental do Porto de Lisboa ao serviço da economia local e nacional, no que respeita ao mercado agroalimentar, são temas em análise num evento que conta com o Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na abertura dos trabalhos e com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, no encerramento.
Participam também várias empresas responsáveis pela importação destes produtos agroalimentares através do Porto de Lisboa.
Em 2021, o Porto de Lisboa registou um total de 4,4 milhões de toneladas de granéis sólidos, entre os quais 3,3 milhões de toneladas de produtos destinados à produção agroalimentar. Trigo e Soja foram os dois principais produtos movimentados, logo seguidos de cevada, colza e girassol.
No primeiro quadrimestre de 2022 o Porto de Lisboa tem vindo a crescer neste segmento de carga, com um aumento de 6% face ao primeiro quadrimestre de 2021.
José Castel-Branco, Administrador do Porto de Lisboa, afirma que “este bom desempenho na movimentação de granéis sólidos agroalimentares, com impacto decisivo no abastecimento alimentar dos portugueses, revela a importância estratégica e a capacidade de resposta das infraestruturas existentes no Porto de Lisboa, numa altura em que tão grandes desafios se colocam a todos os países”.
Conheça o respetivo programa