expoMECÂNICA começa na sexta-feira!

30 abril 2019
9min.

Na edição deste ano (de 3 a 5 de Maio) irá debater-se o fim do gasóleo e as tendências de consumo de combustíveis no mercado automóvel português.

expomecanica-na-exponor-3-5-maio-2019
expomecanica-na-exponor-matosinhos

expomecanica-na-exponor-3-5-maio-2019

Com 254 empresas e entidades expositoras (mais 13% do que a edição recordista do ano transacto) e cerca de 18.000 visitantes profissionais esperados (a reflectir um crescimento de 5%), a 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto arregaça mangas para os negócios e, durante três dias, reflecte sobre os futuros impactos tecnológicos num mercado que vale mais de 31 mil milhões de euros no nosso país.

O presente posiciona o expoMECÂNICA - Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto como a feira de referência do pós-venda automóvel português, mas, desta sexta-feira a domingo, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, é do futuro do sector que tratam várias das iniciativas do certame.

As mais recentes tendências no consumo de combustíveis no mercado automóvel português, a adaptação das oficinas nacionais aos veículos eléctricos e híbridos e, também, a forma como a tecnologia ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) está a revolucionar o segmento da reparação – são temáticas que surgirão durante o 15.º Encontro Nacional da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), que ocupará o Auditório da Associação Empresarial de Portugal, no sábado (dia 4), às 9:45 horas.

No dia a seguir, no domingo, igualmente inserido no programa de actividades paralelas do expoMECÂNICA, é o anunciado fim do gasóleo como energia propulsora automóvel na Europa a centrar o debate. Será manifestamente exagerado ou, de facto, estaremos perante o virar da ampulheta?

À pergunta de partida tentará um trio de especialistas dar respostas conclusivas, às 11 horas, no painel final da “Plateau TV”, iniciativa organizada pelo Jornal das Oficinas dentro da própria exposição (todos os pormenores em http://www.expomecanica.pt/atividades).

O anúncio do abandono dos motores a gasóleo por parte de alguns construtores de automóveis mundiais, a alteração da legislação para medição dos gases de escape e as restrições de acesso de veículos a gasóleo em algumas cidades europeias alimentam as indefinições e a certeza de que o diesel vive, de facto, um período de grande preocupação. E, como se não bastasse, os hábitos e a percepção das novas gerações levantam sérias incertezas sobre o papel do carro (que carro?) nas grandes metrópoles…

São esperados 18 mil visitantes

O presente e o futuro do gasóleo é, aliás, um dos vários assuntos que perpassam pela “Oficina 4.0”, um projecto da Create Business e da Kikai Eventos (a entidade organizadora do expoMECÂNICA) que, no acontecimento, prospetivará os desafios da reparação automóvel e das oficinas portuguesas nas próximas décadas. Precisamente porque são inegáveis os brutais impactos - tecnológico e cultural - no sector, nos anos que se avizinham.

Reforçada com inúmeras palestras, demonstrações e, também, o Desafio Mecatrónica Online, em parceria com Revista Pós-Venda, a 6.ª edição do evento que espelha o mercado de manutenção, reparação e reposição de peças e componentes automóveis tem muito para oferecer, durante três dias, aos cerca de 18.000 visitantes profissionais esperados pela Organização (foram 17.109 em 2018). Inclusive porque, reflectindo a procura, a mostra soma há duas edições consecutivas um pavilhão à sua área expositiva.

Salão cresceu 142% em cinco edições

Do arranque, com 105 empresas e entidades expositoras, em 2014, para esta edição, com 254 operadores económicos representados, o Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto cresceu 142% em número de expositores e 129% em área de ocupação (são 16.000 metros quadrados em 2019).

A componente internacional do evento, por sua vez, tem assumido gradualmente um peso crescente. São 40 os expositores internacionais que participam e seis os países representados (26 empresas de Espanha, 11 de Itália, uma Alemanha, Holanda e Polónia).

Mas a real importância do evento é dada também pela dimensão dos sectores que representa, desde a produção de peças até à totalidade do mercado de pós-venda automóvel no nosso País.

O fabrico de componentes, recorde-se, vale a Portugal 11,3 mil milhões de euros, isto é, 5% da nossa economia, graças à actividade de um total de 235 empresas. Já o negócio nacional de comércio, reparação e manutenção de automóveis gera um volume de facturação de aproximadamente 20 mil milhões de euros.

E é por isso que são muitos os profissionais do sector a visitar o expoMECÂNICA e a elegê-lo o acontecimento de referência no nosso País (informações adicionais em www.expomecanica.pt).

Oficina de números:

254 expositores participam no expoMECÂNICA 2019

12% de crescimento em número de inscritos

68 empresas expõem pela primeira vez na feira (27% do total)

66% dos 50 mais representativos operadores económicos nacionais do setor, em volume de negócios, estarão presentes

3 pavilhões da Exponor – Feira Internacional do Porto ocupados (naves 3, 4 e 5 do recinto de eventos);

16.000 metros quadrados de área de exposição

14% de crescimento na área expositiva bruta face a 2018

6 países estão representados: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Polónia

40 expositores são estrangeiros: 26 espanhóis, 11 italianos, um holandês, um alemão e um polaco

16% são empresas internacionais

17.109 profissionais visitaram o Salão em 2018

18.000 é o número de visitantes esperado pela Organização nesta edição

11 associações sectoriais do aftermarket automóvel estão envolvidas no evento (cinco delas são espanholas, da Galiza)

100 actividades paralelas, aproximadamente, acontecem em simultâneo ao evento

15 é o número de demonstrações técnicas previstas no Espaço DEMOTEC

17 palestras estão em agenda no espaço expoTALKS

6 debates estão programados para acontecer durante o acontecimento, incluindo encontros e reuniões de negócios agendados

2 convenções empresariais sectoriais constam do programa do expoMECÂNICA

 

 

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 3 a 5 de maio

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5

Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Associação Nacional dos Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e  Asociación de Talleres de Santiago (ARA).

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.