É conhecido hoje o vencedor do Nors Digital Disruptors

19 outubro 2018
6min.

O Nors Digital Disruptors é uma competição internacional entre startups na área da mobilidade, logística, fintech e customer experience que pretende encontrar as melhores soluções disruptivas nas principais áreas de actuação do grupo Nors.

NORS

12 finalistas, de Portugal, França e Estados Unidos defendem trabalhos em pitchs ao vivo esta sexta-feira ao final da tarde. A apresentação dos pitchs tem lugar no Museu do Carro Eléctrico, no Porto Startup vencedora premiada com um ano de incubação no Grupo Nors e 10 mil euros. 

O Grupo Nors antecipa tendências de mercado com a competição entre startups, Nors Digital Disruptors, num conceito que advém do seu compromisso para com a inovação sustentável e que introduz o Grupo ao ecossistema internacional de inovação.

Como explica Tomás Jervell, CEO do grupo, “o desenvolvimento de uma visão proprietária do que é inovação para a Nors é fundamental para determinar a forma como lidaremos com os nossos desafios futuros” e, por esse motivo, investe em parcerias como a Portugal Ventures e a UPTEC para a concretização desta iniciativa, num evento produzido pela agência de transformação digital, Chain Reaction.

O Nors Digital Disruptors recebeu um total de 94 candidaturas, oriundas de 22 países, com destaque para Portugal com 20 candidaturas; Espanha com 6; Reino Unido com 5; Brasil, Estados Unidos e Índia, com 4; Israel com 3 e França com 2.

Das quatro categorias elegíveis em concurso - Mobility Services Disruption, Client Experience and Logistics, Value-Added Vehicle Products and Services e Credit and Customers Finance Solutions – foi a primeira que recebeu a grande maioria da preferência das startups, com 42% de submissões, e as restantes, respetivamente, com 26%, 18% e 14%, ficando clara a aposta nas soluções e serviços de mobilidade por parte das startups concorrentes.

Para a grande final do Nors Digital Disruptors foram selecionadas 12 startups, 9 das quais portuguesas, que apresentarão o seu pitch a um painel de júris constituído por Tomás Jervell, CEO do Grupo Nors, Rui Miranda, CFO da Nors, Jorge Guimarães, Administrador Executivo da Nors Brasil, Manuela Vaz Managing Director da Accenture Porto, por João Pereira, Director da Portugal Ventures e Clara Gonçalves, Directora Executiva da UPTEC, reforçando as relações de parceria nas quais o grupo alavanca a sua estratégia de transformação digital. A startup vencedora será premiada com um ano de incubação no Grupo Nors e com um prémio pecuniário no valor de 10.000 euros. A segunda e terceira classificadas receberão um prémio pecuniário de 1500 € e 500€, respetivamente.

Projectos finalistas

FreightTrust (Portugal)

Plataforma com base em tecnologia blockchain para gestão da logística e de supplychain, que ajuda as empresas com a gestão de contratos e com a monitorização da carga, sua localização e tempos de entrega/chegada.

Stroma vision (Estados Unidos da América)

Sistema de reconhecimento facial que monitoriza e compreende o comportamento do condutor e que permite reduzir o número de acidentes ao emitir avisos para o condutor.

Eiver car (França)

Plataforma que ajuda os condutores a reduzirem o orçamento que usam para o seu veículo, a poluição que emitem e promove a prevenção de acidentes, ao recolher dados da condução do condutor.

Convoicar (França)

Serviço de recolha e entrega do veículo privado ao seu proprietário, por condutores profissionais, para conduzir o veículo até à oficina quando este necessita de manutenção.

Follow Inspiration (Portugal)

Solução com base em tecnologias como visão computacional e sensores para equipar soluções de mobilidade inteligente.

Ubirider (Portugal)

Plataforma que integra todos os serviços de mobilidade existentes numa só aplicação, optimizando a experiência do utilizador urbano e incluindo soluções para pagamento.

Wave Function VR (Portugal)

Empresa que desenvolve soluções de negócio em realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) para interação com o consumidor em experiências imersivas.

IZIRepair (Portugal)

Plataforma que ajuda o utilizador a encontrar as melhores soluções em garagens e manutenção para os veículos.

Fuelsave (Portugal)

Plataforma para empresas de logística que recolhe dados do serviço dos seus condutores, para otimização das rotas e para redução do combustível utilizado.

MUB Cargo (Portugal)

Plataforma para entregas de encomendas na Europa, com acesso a mais de 400 transportadores num só sistema.

Invisible Collector (Portugal)

Plataforma com base em tecnologia em inteligência artificial para ajudar empresas na cobrança de dívidas e para otimização e gestão de contabilidade.

LOKA Systems (Portugal)

Sistema que monitoriza todos os ativos da empresa, com informação em tempo real sobre o mesmo, que permite a recolha de dados relevantes e reduz a necessidade de manutenção para esses mesmos ativos.

O evento realiza-se hoje, 19 de outubro, a partir das 14 horas, no Museu do Carro Eléctrico, no Porto, apostando no desenvolvimento crescente que a região revela nas áreas da inovação empreendedorismo, e representa uma excelente oportunidade de networking para as startups envolvidas, tal como de notoriedade junto dos parceiros envolvidos, dos principais media nacionais e dos grandes players da comunidade empreendedora portuguesa.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.