AD
AD
AD
AD

Três em cada dez avarias em camiões na Europa têm como causa os pneus

23 setembro 2025
3min.

90% dos problemas relacionados com os pneus devem-se à perda de pressão. Euromaster preparada para realizar a manutenção do sistema TPMS de controlo da pressão dos pneus para veículos pesados.

---

Quais são as principais avarias que os veículos pesados sofrem na Europa? Segundo a Euromaster, especialista em cuidado e manutenção integral de veículos, cerca de 30% delas estão diretamente relacionadas com os pneus e, ao apurar as causas, verifica-se que, em 90% dos casos, se trata por perda de pressão.

Dada a importância dos pneus como elemento fundamental de segurança num veículo pesado e, sobretudo, devido à singularidade e complexidade do seu peso e dimensão, desde julho de 2024 que é obrigatório, na Europa, que todos os veículos recém-fabricados, (incluindo semirreboques) estejam equipados com o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System), um sistema de controlo e monitorização da pressão dos pneus, conforme estabelecido pela norma europeia UN ECE R-141.

De facto, pneus com pressão insuficiente podem provocar não só avarias, mas também acidentes. E estima-se que 80% do risco de perfuração dos pneus causando danos, poderiam ser evitados com controlos diários da pressão — tarefa que o sistema TPMS já assegura através de diversos sensores instalados na estrutura do pneu.

 Estes sensores alertam o condutor através de uma mensagem ou luz de aviso no ecrã atrás do volante, indicando que algum dos pneus do camião, semi-reboque ou do autocarro perdeu pressão abaixo dos limites estabelecidos (a partir de menos 20% da pressão indicada pelo fabricante, o que corresponde a cerca de 0,2 bar). Perante este alerta, o condutor deve verificar os pneus, os travões e as jantes. Se existirem danos visíveis ou persistirem dúvidas, o mais recomendável é acionar um serviço de assistência ou dirigir-se a uma oficina especializada.

Com este foco na segurança dos veículos pesados, a Euromaster está preparada para realizar a manutenção adequada do sistema TPMS, o que não só garante. Uma garantindo maior segurança para os transportadores, como também contribui para a redução dos custos associados aos pneus.

Em concreto, uma das grandes vantagens de manter o TPMS em perfeito estado de funcionamento é evitar paragens desnecessárias do camião e os custos adicionais que a imobilização acarreta e que provoca também atrasos na entrega de mercadorias.

Os pneus têm um impacto direto e indireto (consumo de carburante, avarias,imobilizaçoes....) em cerca de 40% dos custos de uma empresa, pelo que a antecipação na manutenção integral dos pneus pode gerar poupanças muito significativas para as transportadoras.

 Por um lado, porque mais de 30% desses custos estão relacionados com o consumo de combustível, já que um pneu em mau estado ou com uma pressão inferior à recomendada pelo fabricante provoca um gasto adicional e desnecessário. Por outro lado, porque a própria substituição de pneus representa cerca de 5% desses custos.

Assim, a Euromaster recomenda às frotas de transportadoras e aos motoristas independentes que sigam um programa calendarizado de manutenções e revisões de camiões e autocarros, com especial atenção a tudo o que se relaciona com os pneus, incluindo o sistema TPMS.


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.