AD
AD
AD
AD

Transportes e logística - setor mais afetado pelos atrasos do Estado

14 julho 2025
4min.

Prazos de pagamento no setor público agravaram-se em 2025.

---

O mais recente European Payment Report (EPR) de 2025, desenvolvido pela Intrum, revela um agravamento significativo dos prazos médios de pagamento do setor público, tendência que continua a penalizar as empresas fornecedoras e a dificultar a gestão de tesouraria destes parceiros comerciais.

De acordo com os dados recolhidos, em 2025 o tempo médio de pagamento do setor público situa-se nos 73 dias, registando um aumento face aos 68 dias em 2024. Esta evolução representa um agravamento global dos prazos de pagamento de 7,4%, reforçando a pressão sobre os fornecedores do Estado, sobretudo num contexto económico ainda desafiante, refletindo um ambiente de pagamentos cada vez menos célere e mais imprevisível.

Os atrasos de pagamento das entidades públicas afetam as diferentes áreas de atividade de forma distinta, com alguns setores a registarem aumentos nos prazos de recebimento expressivos e outros a apresentarem melhorias relevantes.

Setores com Prazos de Recebimento do Estado Acima da Média (superior a 73 dias em 2025):

image013

Embora o setor da Construção continue acima da média (78 dias), destaca-se como o setor com maior melhoria relativa, reduzindo o prazo em 36,9% face aos 123 dias de 2024.

Já os setores dos Transportes & Logística, Farmacêutico e Telecomunicações não só mantêm prazos muito acima da média, como registam aumentos significativos, o que levanta preocupações quanto à sua sustentabilidade financeira quando expostos a pagamentos do sector públicos atrasados.

Entre os setores com recebimentos dentro ou abaixo da média, os Seguros, Tecnologia, e Energia/Utilities viram os seus prazos aumentar de forma acentuada, indicando deterioração da pontualidade do Estado, mesmo entre setores com valores absolutos mais baixos.

Por outro lado, Hotelaria & Lazer, Serviços Empresariais e Imobiliário registaram melhorias significativas, com reduções nos prazos de pagamento que os colocam bem abaixo da média nacional.

Setores com Recebimentos do Setor Público Dentro ou Abaixo da Média:

image014

A média de 73 dias em 2025 reflete um agravamento nos prazos de pagamento por parte do setor público, afetando negativamente a liquidez de muitos fornecedores. Setores como Transportes & Logística, Saúde, e Telecomunicações enfrentam pressões particularmente elevadas, com prazos bem acima da média e em crescimento. Por contraste, áreas como Hotelaria, Serviços Empresariais e Construção evidenciam melhorias notáveis, ainda que neste último o prazo continue elevado.

A elevada disparidade entre setores revela falta de uniformidade nas práticas de pagamento do Estado e reforça a necessidade de políticas públicas que promovam maior previsibilidade, transparência e responsabilidade nos compromissos financeiros do setor público.

De acordo com o EPR 2025 Portugal, nos últimos cinco anos, só em 2020, ano da pandemia, se registaram piores resultados que no corrente ano, com o Estado a demorar, em média, 76 dias a pagar aos seus fornecedores, face aos atuais 73.

Segundo Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum, «o agravamento dos prazos médios de pagamento no setor público é um sinal preocupante que impacta diretamente a saúde financeira das empresas fornecedoras, sobretudo as PME, que enfrentam dificuldades acrescidas para manter a sua liquidez e capacidade operacional. Este aumento dos prazos para quase 73 dias em média cria um efeito dominó, atrasando investimentos e dificultando o crescimento económico. O nosso apelo às entidades públicas é que adotem medidas mais rigorosas de controlo e antecipação dos pagamentos, que podem passar por prazos máximos legais, penalizações por atraso ou a criação de plataformas de pagamento automático. Estas são algumas medidas públicas desejáveis, para garantir maior estabilidade e confiança nas relações comerciais, promovendo assim um ambiente económico mais saudável e sustentável».

Sobre o European Payment Report 2025

O European Payment Report 2025 foi publicado em abril de 2025 e fornece insights sobre tendências e comportamentos de pagamento, incluindo pagamentos em atraso, práticas de pagamento de faturas e risco financeiro geral das empresas europeias. A análise baseia-se nas respostas obtidas até fevereiro de 2025, de 9.150 executivos em 25 países, incluindo 240 em Portugal, de cerca de 15 setores de atividade.PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.