AD
AD
AD
AD

IVECO BUS inaugura novo centro de protótipos e testes

30 maio 2025
5min.

A IVECO BUS inaugurou um novo Centro de Protótipos e Testes nas suas instalações de Vysoké Mýto, na República Checa - onde são produzidas as gamas CROSSWAY e EVADYS - na presença do Ministro dos Transportes checo, Martin Kupka.

---

Na passada terça-feira, 27 de maio, o construtor inaugurou o seu novíssimo Centro de Protótipos e Testes durante uma cerimónia que contou com a presença do Ministro dos Transportes checo Martin Kupka, juntamente com numerosos dignatários e representantes da comunicação social. O Ministro foi recebido por David Kříž, Diretor Geral da Iveco República Checa.

Inserido nas instalações da fábrica de Vysoké Mýto, o novo centro foi concebido para acolher e acompanhar todos os tipos de energias, incluindo gás natural, baterias elétricas e veículos movidos a hidrogénio. A estrutura de dois andares oferece agora um espaço de trabalho duplo de 4.100 m² e tem capacidade para acomodar protótipos com até 18 metros de comprimento.

O projeto necessitou de 18 meses de trabalhos de construção para ficar concluído.

As instalações compreendem:

• 12 postos de trabalho equipados com plataformas suspensas para permitir um acesso ergonómico ao tejadilho dos veículos.

• Uma câmara térmica capaz de atingir temperaturas até 50°C, permitindo a validação do conforto climático para os passageiros e o condutor.

• Estão também disponíveis áreas de preparação para vários tipos de ensaios sobre a instrumentação do veículo, tais como medições de ruído interior e exterior, ensaios de vibração, análises do comportamento em estrada e avaliações do consumo de energia.

• Adicionalmente, existem áreas especializadas dedicadas à maquinação, fabrico e montagem de subconjuntos metálicos; produção e colagem de peças de madeira, tais como pavimentos; e impressão 3D, que permite a criação de peças de plástico com dimensões até cerca de 1,5 metros.

• O centro emprega mais de cinquenta pessoas, incluindo 20 engenheiros. Para garantir que toda a equipa recebe formação completa em novas tecnologias energéticas, as horas de formação serão este ano aumentadas em 25%.

Este centro colabora estreitamente com as outras instalações de investigação do construtor para efetuar testes de validação que não são realizados em Vysoké Mýto. Esta sinergia engloba o E-BENCH em Vénissieux, que se dedica a testar sistemas de aquecimento, sistemas eletrónicos e tecnologias inovadoras, bem como o centro de Turim, que se ocupa dos testes de durabilidade. Além disso, técnicos especializados em realidade virtual apoiam as equipas com necessidades específicas de validação.

O centro emprega mais de cinquenta pessoas, incluindo 20 engenheiros. Para garantir que toda a equipa recebe formação completa em novas tecnologias energéticas, as horas de formação serão este ano aumentadas em 25%.

Este centro colabora estreitamente com as outras instalações de investigação do construtor para efetuar testes de validação que não são realizados em Vysoké Mýto. Esta sinergia engloba o E-BENCH em Vénissieux, que se dedica a testar sistemas de aquecimento, sistemas eletrónicos e tecnologias inovadoras, bem como o centro de Turim, que se ocupa dos testes de durabilidade. Além disso, técnicos especializados em realidade virtual apoiam as equipas com necessidades específicas de validação.

Durante a sua visita, o Ministro Martin Kupka e a sua delegação tiveram a oportunidade de conhecer as principais atividades do centro e constatar o elevado nível de especialização necessário para o desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes e inovadores, contribuindo para a mobilidade sustentável.

“Gostaríamos de expressar a nossa profunda gratidão ao Ministro pela sua presença e interesse nos nossos funcionários, nos nossos produtos e no desenvolvimento da nossa empresa”, afirmou David Kříž, Diretor Geral da Iveco Czech Republic. “Este novo Centro de Protótipos e Testes em Vysoké Mýto é de importância estratégica para o desenvolvimento de futuros modelos de veículos equipados com as mais recentes tecnologias, independentemente da energia de propulsão”, acrescentou David Kříž.PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.