AD
AD
AD
AD

Camião Mercedes-Benz percorreu 1.047 km com um depósito de hidrogénio

03 outubro 2023
2min.

Os primeiros camiões com célula de combustível serão testados pelos clientes nos próximos anos, mantendo-se o objetivo definido para introduzir a versão de série do Mercedes-Benz GenH2 Truck na segunda metade da década

---

A Daimler Truck demonstrou com sucesso que a tecnologia de célula de combustível de hidrogénio pode ser a solução certa para descarbonizar o transporte rodoviário flexível e exigente de longa distância. Um protótipo Mercedes-Benz GenH2 Truck, aprovado para circular em via pública na Alemanha, completou o HydrogenRecordRun da Daimler Truck, realizado no final de setembro, ao percorrer 1.047 km de distância com um depósito de hidrogénio líquido.

Alimentada por um sistema de célula de combustível e com um tanque de combustível de hidrogénio líquido, o desafio começou na segunda-feira, 25 de setembro, à tarde, no Centro de Clientes da Mercedes-Benz Truck, em Woerth am Rhein, e terminou na manhã de terça-feira, 26 de setembro, na capital da Alemanha, Berlim. O camião completou o percurso totalmente carregado e com um peso bruto combinado de 40 toneladas em condições reais, sem emitir CO2 durante todo o trajeto. O recorde de movimentação com tanques selados e quilometragem controlada foi confirmado de forma independente por um documento de inspeção da TÜV Rheinland.

Antes do desafio, o Mercedes-Benz GenH2 Truck foi abastecido com hidrogénio líquido no posto de abastecimento da Daimler Truck no centro de desenvolvimento e testes da empresa em Woerth. O hidrogénio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável, pois foi produzido a partir do biometano com garantias de origem. Durante o processo de reabastecimento, o hidrogénio líquido criogénico, armazenado a menos de 253 graus Celsius negativos, preencheu dois tanques de 40 kg montados em cada lado do chassis do caminão. Graças ao isolamento particularmente bom dos tanques do veículo, o hidrogénio foi mantido à mesma temperatura por um tempo suficientemente longo. Os tanques foram selados antes do início do percurso pela entidade certificadora, a TÜV Rheinland.


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.