As obras estruturais em curso na cidade de Lisboa, que se realizam desde abril deste ano, sejam as que decorrem do Plano Geral de Drenagem na Av. da Liberdade e Santa Apolónia, sejam pela requalificação da Rua do Arsenal e topo norte da Praça do Comércio, ou a alteração dos coletores da Rua da Prata e da Av. Infante D. Henrique e a expansão da Linha Verde do Metropolitano, já estão a produzir efeitos na mobilidade na zona da Baixa e região ribeirinha, e particularmente no que se refere às operações de carga e descarga. A partir de 8 de setembro, aquelas movimentações, efetuadas com veículos de mais de 3,5 t, só serão permitidas entre as 20h00 e as 8h00. Em outros períodos do dia, o abastecimento de mercadorias terá que ser realizado com recurso a veículos até 3.500kg.
Desde o dia 21 de agosto, os veículos com mais de 3,5 t (com exceção dos da Carris), ficaram impedidos de circular na Av. Ribeira das Naus. Entre as 10h e as 20h, outras ruas ficaram interditas a este tipo de veículos pesados. São elas, as ruas da Madalena, Fanqueiros, Douradores, Prata, Correeiros, Augusta, Sapateiros, Ouro, Crucifixo, Rua Nova do Almada, Santa Justa, Assunção, Vitória, São Nicolau, Conceição, São Julião (rua e largo), Comércio, Bacalhoeiros, Arsenal, Alfândega, Arameiros e Praça do Comércio.
No site da CML não são anunciadas as datas do final de tais constrangimentos, mas que as situações serão monitorizadas em permanência, de forma a adequar as restrições às necessidades de mobilidade na cidade.