"O evento 'Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023', que decorrerá entre os dias 1 e 6 de agosto, aproxima-se a passos largos e a cidade de Lisboa perspetiva transtornos de circulação que, naturalmente,afetarão a mobilidade de pessoas e mercadorias. Contrariamente às expetativas, o evento carece, ainda, da divulgação oficial de um plano de Mobilidade e Transporte.
A Associação dos Transitários de Portugal (Apat), na condição de representante dos interesses das empresas transitárias e, no âmbito da defesa da integridade das cadeias logísticas, indagou os vários domínios da tutela com responsabilidade direta, assim como as entidades municipais envolvidas na realização do evento, a fim de ser informada dos potenciais constrangimentos, e, em conformidade com a identificação dos mesmos, o plano de contingência que permita mitigar quaisquer entraves à fluidez do transporte de mercadorias e à plenitude das cadeias de abastecimento. A urgência deste documento é óbvia.
Dada a extensão do evento que a cidade de Lisboa albergará, a Apat expressou a sua preocupação, em especial, com as acessibilidades à área logística e industrial da Bobadela (em concreto, ao terminal da Bobadela, devido ao seu papel de interface) e ao eixo que desta se estende, quer até Alverca, já que se trata de uma zona de intensa utilização e com outlets logísticos variados, quer até Santa Apolónia, inclusivamente no contexto de acessibilidade ao Porto de Lisboa, infraestrutura determinante no garante do abastecimento das ilhas. Assim, a Apat entende ser urgente a partilha, da parte da tutela, de oportuna informação sobre os planos de Mobilidade previstos, de modo a que a salvaguarda da integridade da atividade transitária e do abastecimento de bens em todo o território nacional seja uma realidade.
Reiteramos publicamente a mensagem que já havíamos feito chegar, oportunamente, aos interlocutores governamentais: a Apat está totalmente disponível para ser parte da solução, adotando uma postura construtiva que auxilie na resolução deste dossier e que, assim, ajude o país, não só orgulhar-se da realização de tão afamado evento, como também de possuir uma Mobilidade resiliente e capaz de se adaptar às mais intrincadas circunstâncias sem prejudicar a mobilidade, quer de pessoas, quer de mercadorias."