Vitória lusa na competição do sector postal

23 abril 2018
3min.

Os CTT foram os vencedores do Drivers’ Challenge, a competição internacional de eco condução do sector postal, expresso e encomendas promovida de dois em dois anos pelo International Post Corporation (IPC).

Drivers' Challenge
IPC 6
IPC4
IPC
IPC 2
IPC 5
IPC 3
IPC 8
Drivers' Challenge
IPC7

Drivers' Challenge

 

Os CTT, em representação de Portugal, foram os vencedores do Drivers’ Challenge IPC, a competição internacional de eco condução do sector postal, expresso e encomendas promovida de dois em dois anos pelo International Post Corporation (IPC). Este ano, os CTT foram os anfitriões e co-organizadores desta 5ª edição, que decorreu a 17 e 18 de abril, no Autódromo do Estoril.

Após uma competição entre 11 equipas participantes, oriundas de 10 países europeus, os resultados ditaram os vencedores. Em primeiro lugar os CTT representados por Pedro Madeira e Ricardo Monteiro do Centro de Distribuição Postal de Loures; em segundo lugar a bpost MSO Transport (Bélgica) representados por Pascal Lechat e Jean-Jacques Capron; e em terceiro lugar a Posti (Finlândia) representados por Seppo Uusikorpi e Marjo Rehn. Foram ainda atribuídos os prémios “Espírito Desportivo” ao Le Groupe La Poste (França) e “Eco-eficiência em Viaturas Elétricas” à PostNord (Dinamarca + Suécia).

Com este desempenho, a equipa portuguesa posicionou-se, de entre um universo de mais de 150 mil condutores de operadores postais europeus avaliados no âmbito desta edição, como a mais eficiente na utilização de combustíveis e na redução de emissões de CO2.

Desde 2013 que os CTT participam nesta prova internacional, sendo representados pela equipa campeã seleccionada numa competição nacional análoga, o Drivers’ Challenge CTT. Em 2017 essa iniciativa nacional dos CTT foi galardoada com uma menção honrosa na categoria “Gestão Eficiente de Recursos”, dos Green Project Awards. A edição deste ano foi a mais concorrida de sempre, tendo, pela primeira vez, havido uma prova exclusivamente para viaturas elétricas.

Este evento de eco-condução faz parte do programa de sustentabilidade do IPC e tem como objectivo promover uma condução ecológica e energeticamente mais eficiente, reduzir a sinistralidade rodoviária e aumentar a satisfação do cliente. A competição pretende sensibilizar os participantes para os comportamentos diários de condução e seus impactos ambientais e reconhecer as melhores equipas.

O enfoque na eco condução é especialmente relevante para o sector postal, pois opera mais de meio milhão de veículos a nível mundial, que contribuem com mais de 40% do total das emissões diretas de CO2 do sector. Desde 2008, usando estimativas conservadoras, os membros do IPC alcançaram poupanças acumuladas de 1.3 milhões de toneladas de CO2 no transporte próprio, que equivalem a 460 milhões de litros de combustível poupado e a ganhos financeiros de 403 milhões de euros.

Os CTT reafirmam assim o compromisso com a Sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, social e económica e assumem a sua posição de liderança nos dossiers das Alterações Climáticas e da Gestão Carbónica. Operam a maior frota alternativa a nível nacional, 353 viaturas (10% do total) e registaram, no período indicado, a maior descida de emissões de CO2 do seu setor, a nível mundial (-76%).

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.