A BorgWarner inaugurou, no dia 29 de junho, a sua nova fábrica em Lanheses, Viana do Castelo, unidade com 28.500 m2, que expande para 62.000 m2 a área pré-existente, e onde irá fabricar produtos de eletrificação de veículos, como motores elétricos e módulos de acionamento integrados.
Com uma cerimónia onde estiveram presentes o presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e representantes da BorgWarner, incluindo o CEO, Fréderic Lissalde; o CTO, Harry Husted; o presidente da unidade de negócio, Stefan Demmerle e o diretor da fábrica, Hugues Simion.
“Uma vez que a procura de tecnologia de eletrificação continua a crescer, a nova fábrica irá fornecer uma maior capacidade de produção para apoiar os nossos clientes OEM nas suas transformações de eMobility,” afirmou Hugues Simion. “A expansão da nossa presença em Portugal reforça o nosso compromisso de investimento na Europa como uma região importante para a produção e está em linha com a estratégia de crescimento global da BorgWarner.”
A juntar à atividade fabril, as instalações de Viana do Castelo irão empregar profissionais nos departamentos de engenharia, finanças, gestão da cadeia de abastecimento, RH, IT e qualidade. Prevê-se que o número atual de aproximadamente 230 colaboradores passe para mais de 300 até ao final do ano.
A BorgWarner é um dos principais fornecedores de tecnologias de eletrificação avançadas para aplicações de 400V e 800V, com uma linha de produtos de eMobility que inclui sistemas de bateria, carregadores, controladores, conversores, motores elétricos eficientes e compactos, eletrónica de potência, sistemas de gestão térmica, inversores e módulos de acionamento integrados. O extenso portfólio da empresa é complementado por experiência em integração de sistemas para fornecer aos clientes soluções totalmente funcionais e eficientes.
PR