Andamur apresenta Memória de Responsabilidade Social Corporativa

04 outubro 2022
3min.

Neste relatório estão reunidas todas as ações, êxitos e compromissos realizados ao longo de 2021, com base no plano de RSC da empresa, “Cuidamos do que é importante”, articulado em 5 eixos principais de atuação: liderança e futuro, pessoas, bem-estar do motorista, meio ambiente e gestão corporativa.

---

Com a apresentação desta memória, a Andamur reforça a sua aposta num modelo de negócio em que a proximidade e a escuta ativa para todos os grupos de interesse são os pilares fundamentais da empresa.

Do mesmo modo, esta memória foi apresentada em conformidade com as normas GRI e, mais uma vez, manifesta o compromisso da Andamur com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das suas esferas de progresso, entendendo-os como uma oportunidade e uma forma de levar a cabo a atividade empresarial da forma mais responsável.

Nesse sentido, o ponto de partida foi marcado por um estudo de materialidade levado a cabo em 2020 e que permitiu à Andamur identificar os seus grupos de interesse e as suas preocupações essenciais, ajudando assim a definir as esferas que devem constar desta Memória. O referido estudo será atualizado em 2023, o que permitirá marcar a estratégia de RSC da empresa para os próximos anos.
A RSC existe no ADN da empresa desde abril de 1987, quando foi criada a primeira estação da empresa, Andamur El Límite. Sem ter o nome formal de Responsabilidade Social Corporativa, já se levavam a cabo ações que contribuíam para melhorar o entorno. Atualmente, é dada forma a essas ações através do Plano Estratégico de RSC que conta com relatórios anuais de RSC.

Nesta Memória estão patentes os eixos do plano de RSC, com enfoque em todas as ações a explorar para a realização dos ODS, numa perspetiva que lhe dá mais força. A empresa vê os ODS como uma oportunidade, uma maneira de exercer a sua atividade empresarial de forma mais responsável.
A Responsabilidade Social Corporativa é uma forma de dirigir empresas tendo em conta o impacto gerado nos grupos de interesse, garantindo o crescimento económico, respeitando o meio ambiente e comprometendo-se com a melhoria da sociedade. E isto é precisamente o que fazemos na Andamur juntamente com todos os grupos de interesse.

Para a apresentação da Memória, os colaboradores da Andamur puderam participar numa dinâmica sobre a própria memória e a sua relação com os ODS, a partir dos seus centros de trabalho, estações de serviço e escritórios. Posteriormente foi partilhado um pequeno-almoço especial.

A pessoa da equipa que demonstrou conhecer melhor as ações da Andamur em matéria de RSC, decidirá a que ação de RSC pretende destinar 1.000 euros, participando assim, de algum modo, no plano para 2023. Finalmente, todos os colaboradores da Andamur receberam um detalhe elaborado de forma artesanal por “Francho: Artesanía con Arte”. Com esta oferta, a empresa reforça o seu compromisso com o comércio local, tendo sempre presente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. A Memória da RSC, assim como o desdobramento de todas as ações em matéria de Responsabilidade Social Corporativa podem ser consultadas online em https://www.andamur.com/pt-pt/responsabilidade-social/


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.