CTT procuram startups para programa de open innovation

28 junho 2022
3min.

O projeto será na área da mobilidade e as start-ups interessadas podem candidatar-se até 9 de julho.

---

Os CTT – Correios de Portugal estão à procura de start-ups para a participação no programa “Mobility Booster”, dinamizado pela BGI SA, para o desenvolvimento de um projeto-piloto para os CTT. As start-ups interessadas podem candidatar-se até 9 de julho, na página do programa.

Os CTT foram convidados a apresentar um conjunto de desafios na área da mobilidade e, para responder a este desafio, a BGI realizará um processo de identificação e seleção de start-ups com soluções que se enquadrem nos desafios propostos pelos CTT. A start-up selecionada para o programa, que tem uma duração de 8 meses, terá um financiamento de 35 mil euros do Institute of Innovation & Tehnology - EIT Urban Mobility, parceiro da BGI, para desenvolver um piloto para os CTT.

Após o fecho das candidaturas, no dia 9 de julho, será escolhida a start-up que participará no piloto, sendo também desenvolvido o trabalho de mentoria e bootcamp, que decorrerá até dezembro de 2022. 

Este programa de Open Innovation é realizado em Portugal, Bulgária, Grécia e Malta e conta com o envolvimento de seis grandes empresas e de 30 startups.

Com esta iniciativa, os CTT, através do programa 1520 Startup Program, passam a fazer parte da rede internacional EIT Urban Mobility e a ter acesso a parceiros da rede, criando assim mais um canal de identificação de start-ups para o programa de interacção com start-ups da Empresa e também para o fundo de investimento Techtree.

O programa 1520 Startup Program desenvolve e apoia startups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com startups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, com 34 projetos atualmente em curso: 16 em parcerias comerciais, 18 em projetos de co-criação e 1 aquisição – Recibos Online.

A BGI SA é uma aceleradora internacional de deep tech com mais de 10 anos, Spin Out do MIT Portugal Entrepreneurship Initiative. É atualmente parceiro do European Institute of Innovation & Technology (EIT) Urban Mobility em Portugal e coordenador do EIT Urban Mobility Portugal Hub desde 2020. O European Institute of Innovation & Technology (EIT) é um organismo da União Europeia (UE) criado em 2008 para reforçar a capacidade de inovação da Europa. O EIT é parte integrante do Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. O EIT é o maior ecossistema de inovação da Europa, com mais de 2.000 parceiros, fomentando o talento empreendedor e apoiando novas ideias. O EIT Urban Mobility é uma iniciativa do EIT, uma parceria público-privada destinada à inovação, com principal foco em melhor a mobilidade urbana dentro das cidades, fomentado a colaboração entre os vários atores do ecossistema de inovação.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.