Eni inaugura estação de reabastecimento de hidrogénio em Veneza

21 junho 2022
4min.

A Eni inaugurou a nova Enistation de San Giuliano em Mestre, Veneza, na presença do Presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, do Diretor de Operações da Eni Energy Evolution, Giuseppe Ricci, e do CEO da Toyota Motor Italia, Luigi Ksawery Luca.

---

Esta é a primeira estação de mobilidade rodoviária aberta ao público numa área urbana em Itália onde também é possível reabastecer com hidrogénio.

O sistema está equipado com dois pontos de entrega com uma capacidade de mais de 100 kg/dia, que podem reabastecer veículos e autocarros em cerca de 5 minutos. A estação foi equipada com equipamento inovador de segurança e de combate a incêndios. Foi completamente reconstruída nos últimos meses e reaberta ao público em fevereiro. Fornece os combustíveis tradicionais e serviços de carregamento elétrico, com uma coluna de carregamento com dois pontos que pode carregar um veículo simultaneamente nos modos rápido e ultrarrápido.

“Para nós, esta é uma conquista, assim como um ponto de partida. Queremos desempenhar um papel de liderança e não é por acaso que estamos em lugares como Veneto e Veneza, criando infraestruturas que respondem à procura por mobilidade sustentável e, mais geralmente, por uma transição energética prática e eficiente. O nosso compromisso é com os nossos clientes, a quem queremos oferecer todo o nosso pessoal, e serviços e produtos baseados em carros. Fazemos isso ao mesmo tempo que respeitamos as instituições públicas, apoiando o desenvolvimento estratégico dos projetos que elas planearam para a transformação do nosso país”, disse Giuseppe Ricci, Diretor de Operações da Eni Energy Evolution.

Na sequência do acordo assinado em 2019 entre o Município e a Cidade Metropolitana de Veneza, a Eni e a Toyota, os fabricantes de automóveis irão colocar pelo menos dez Toyota Mirai nas estradas. Três foram entregues hoje ao Presidente da Câmara, Luigi Brugnaro, e serão usados pelo Município de Veneza. Outros três veículos irão pertencer à frota de veículos dedicada ao serviço car-sharing da KINTO na cidade de Veneza. O restante será entregue nos próximos meses.

“Hoje, marca-se um passo fundamental no desenvolvimento da mobilidade do hidrogénio em Itália. Estamos entusiasmados e orgulhosos de apoiar a Eni e a Cidade de Veneza no sucesso deste projeto por disponibilizar os nossos carros Mirai. O caminho para a mobilidade de zero emissões deve alavancar o uso generalizado de veículos movidos a hidrogénio e a baterias, duas tecnologias que consideramos totalmente complementares entre si. Esperamos que este seja o primeiro de muitos postos de reabastecimento de hidrogénio que, em breve, alinharão a Itália a outros países europeus”, disse Luigi Ksawery Luca, CEO da Toyota Motor Italia.

“Hoje, Veneza, graças à Eni e ao apoio total da inteira administração municipal, deu provas tangíveis de que é verdadeiramente a Capital Mundial da Sustentabilidade. É uma cidade que, em anos recentes, investiu em recursos que contribuem para uma transição energética que efetivamente garanta a proteção ao meio ambiente. A cidade mais antiga do futuro fornece um exemplo para muitas outras administrações que poderão ver o que estamos a fazer. Este posto de reabastecimento vai permitir-nos avançar mais rapidamente com o nosso plano para modernizar os transportes públicos locais movidos a hidrogénio, que estamos a implementar com os investimentos do Plano de Resiliência e de Recuperação Nacional [PNRR]. Acima de tudo, graças à Toyota, poderemos adicionar novos carros movidos a hidrogénio à frota de veículos do Município. O futuro de Veneza é agora, e neste espírito, continuaremos a olhar em frente”, disse Luigi Brugnaro, Presidente da Câmara de Veneza.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.