Barómetro dos Transportes 2022

20 junho 2022
6min.

O estudo, já com cinco edições, denota uma perspetiva negativa da parte dos intervenientes do setor.

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A Grounded e o IPAM desenvolveram em conjunto com a Revista Eurotransporte, a revista de referência em Portugal, no setor dos transportes e com o apoio da ANTRAM, um barómetro para o setor dos transportes, mais especificamente o do transporte rodoviário de mercadorias.
O estudo, já com cinco edições, tem como objetivo avaliar o sentimento do setor junto dos seus intervenientes ativos.

Os participantes do estudo 2022, e à semelhança de 2017, 2018, 2019 e 2021, são todos aqueles que têm um interesse direto na área de transportes de mercadorias e que constam da base de dados da Revista Eurotransporte e da ANTRAM. Foram enviados e-mails com o inquérito para ambas as bases de dados. De um universo de 15.000 participantes obtiveram-se 209 respostas válidas.
Os dados foram recolhidos entre 7 e 24 de março de 2022.

Utilizaram-se quatro questões para avaliar o sentimento dos participantes relativamente ao setor de transportes de mercadorias. 

Proprietários Gerente e Diretores de empresas de transporte representam 60% da amostra. Funcionários de empresas de transporte rodoviários representam 28% da amostra, 4% trabalham para o Estado, 4% são fabricantes, importadores ou concessionários, os restantes 4% são compostos por consultores, professores e ouras profissões.
A amostra é composta por residentes de todos os distritos de Portugal continental. Porém, os residentes de Lisboa e Porto representam 47% da amostra. Os homens estão em maioria no estudo e representam 78% da amostra, as mulheres representam 22%. Relativamente a idades 63% da amostra tem entre 35 – 54 anos.

1 PERSPETIVA DO SETOR DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS RODOVIÁRIO PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS.

Perguntou-se aos participantes do estudo se têm uma “muito boa”, “boa”, “má” ou “muito má” perspetiva relativamente ao setor para o próximo ano.

2-PERSPETIVAS DE INVESTIMENTO NO PRÓXIMO ANO

Perguntou-se, apenas aos investidores ativos do setor dos transportes de mercadorias rodoviário, quais os seus planos de investimento para o próximo ano: aumento, manutenção ou redução de investimento.

3 - PERSPETIVA DE LONGO PRAZO

Perguntou-se os participantes se recomendam o transporte rodoviário de mercadorias enquanto atividade profissional atrativa e de futuro. Esta questão foi baseada na metodologia Net Promoter Score (NPS). O inquirido dispõe de uma escala de 0 a 10. Se responder com 10 ou 9 é classificado como promotor, 8 ou 7 é neutro/passivo. De 6 até zero é classificado como detrator. Alcança-se o valor de NPS subtraindo os detratores aos promotores.

4- IMPACTO DO COVID19 NA FATURAÇÃO EM 2020.
Perguntou-se aos participantes do estudo qual o impacto do COVID19 na Faturação em 2020. O impacto poderá ser negativo em diferentes níveis, neutro ou positivo.

IMPACTO DO COVID19 NA FATURAÇÃO EM 2021:
O COVID19 teve um impacto negativo na faturação na maior parte das empresas de transporte rodoviário em 2021. De facto, 62% das empresas apresentaram quebras na sua faturação, das quais 35% afirmam ter quebras superiores a 25% da sua faturação e 27% com quebras de menos de 25%. Apenas 23% afirmam não ter quaisquer perdas e 15% conseguiram ver as suas receitas a aumentar. Porém, ao observar osresultados de há uma ano, pode-se também concluir que existiu uma melhoria face ao ano anterior. O Covid 19 teve um impacto negativo para menos empresas em 2021 quando se comparando com o ano 2020.

Existe uma clara visão negativa relativamente à perspetiva do setor para o próximo ano. A maior parte da amostra (79%) tem uma visão negativa do setor para o próximo ano. Dos quais 33% têm uma muito má perspetiva e 45% uma má perspetiva para o setor. Por outro lado, apenas 2% da amostra tem uma perspetiva muito positiva e 19% positiva. Assim, apenas 21% dos participantes do estudo tem uma perspetiva positiva para o setor do transporte rodoviário.

Relativamente a 2021 pode-se verificar que houve um agravamento nas expetativas, tendo havido uma mudança substancial relativamente a uma perspetiva negativa. O efeito da guerra na Ucrânia e o consequente aumento dos preços dos combustíveis são seguramente fatores a afetar a perspetiva para o negócio. A Covid 19, aparentemente, já não é o fator mais disruptivo relativamente ao negócio.
Porém, é importante salientar que quando se analisa os dados em função das características dos participantes é possível identificar uma outra realidade, os Proprietário/Gerente/Diretor têm uma perspetiva bastante mais negativa do que positiva. Apenas 10% tem uma perspetiva boa e 2% muito boa. Quando se comparam os resultados com os funcionários das empresas, pode-se concluir que estes estão menos pessimistas. De facto, 37% tem uma perspetiva boa e 4% uma perspetiva muto boa.

Relativamente ao plano de investimento 41% dos Proprietários/Gerentes/Diretores afirmam que irão diminuir os seus investimentos durante o ano 2022. É um valor idêntico relativamente às intenções de investimento em 2021, ano em que 42% dos sócios e gerentes afirmava que iriam diminuir os seus investimentos. Contudo, em 2022 existem menos Proprietários/Gerentes/Diretores a afirmarem que irão aumentar o seu nível de investimentos face a 2021. De facto, houve um aumento daqueles que afirmam que irão manter os seus investimentos.

Os valores de 2022 são mais parecidos com os de 2019, e refletem assim algum pessimismo para a atividade de transporte de mercadorias rodoviário.

Confira o estudo completo AQUI.

 


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