Pedro Bogas sucede a Tiago Farias na Carris

24 maio 2022
2min.

O gestor é quadro da IP e a sua proposta à presidência foi aprovada por maioria esta segunda-feira.

---

A Câmara de Lisboa aprovou esta segunda-feira uma proposta para “votar favoravelmente” a escolha de Pedro Bogas como presidente do conselho de administração da empresa de transporte público Carris, tutelada pelo município desde 2017.

Apreciada em reunião privada do executivo camarário, a proposta determina a designação do vereador do Planeamento de Mobilidade, Ângelo Pereira (PSD), como representante do município de Lisboa na assembleia geral da empresa municipal Carris, “para efeitos de eleição dos membros do conselho de administração, para o mandato em curso”.

A proposta inclui “mandatar o representante do município de Lisboa para votar favoravelmente a eleição como presidente do conselho de administração da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A., Pedro Gonçalo de Brito Aleixo Bogas”.

bOGAS

A votação da proposta foi “por pontos e voto secreto”, tendo a nomeação de Pedro Bogas para presidente da Carris sido aprovada por maioria, com sete votos a favor, cinco contra e cinco abstenções, segundo fonte do município.

Além da nomeação do futuro presidente da Carris, o executivo municipal aprovou votar favoravelmente as eleições de Ana Cristina Pereira Coelho e de Maria de Albuquerque Rodrigues da Silva Lopes Duarte como vice-presidentes do conselho de administração da empresa, assim como Sara Maria Pereira do Nascimento e Fernando Pedro Peniche de Sousa Moutinho como vogais.

Para a mesa da assembleia geral da Carris, os nomes propostos são Filipe Miguel dos Santos Pacheco como presidente, Paulo Jorge do Espírito Santo Caldas como vice-presidente e José Miguel Rosado Pereira Bibe como secretário, de acordo com a proposta aprovada.

Nascido em 1973, Pedro Bogas já integrou um conselho de administração da Carris ao assumir em 2012 o cargo de vogal, depois de ter sido adjunto de Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes no Governo de PSD/CDS-PP entre 2011 e 2015.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.