Jornadas Formativas Fundação Wtransnet

06 março 2018
3min.

Porto e Lisboa são as duas cidades portuguesas que acolhem o #WTNTour, com duas sessões formativas dirigidas a empresas de transporte e autónomos.

---

Comprometida com o transporte e logística, a Fundação Wtransnet já leva 11 anos a mobilizar recursos a favor de actividades em benefício destes sectores.

A formação de profissionais do transporte é um dos pilares da sua actividade, pelo que em 2018 estão preparadas 15 jornadas formativas que terão lugar por toda a Península Ibérica.

Lisboa e Porto vão acolher já esta quarta e qunta-feira as jornadas formativas que terão lugar no nosso país, com sessões gratuitas tanto para transportadores autónomos como para empresas de transporte, já sejam clientes ou não clientes da Wtransnet. Apenas terão que escolher a cidade mais próxima e reservar um lugar preenchendo o formulário.

Cada sessão constará de três blocos através dos quais serão repassadas as funcionalidades da bolsa de cargas, a nível operacional com exemplos práticos, falar-se-á da segurança na contratação e de ferramentas comerciais para encontrar colaborações a longo prazo.

Sobre a actividade da Bolsa de Cargas da Wtransnet

Durante 2017 ofereceram-se um total de 6.841.669 cargas únicas na Bolsa de Cargas da Wtransnet, facto que significou um aumento da actividade de 32,5% no que concerne a 2016.

Concretamente no nosso país, durante 2017 ofereceram-se mais de meio milhão de cargas com origem ou destino Portugal, 45% mais que o ano anterior. Do cômputo total de cargas publicadas na Wtransnet, 8% passaram por território português.

No que concerne ao transporte internacional, encontramos valores surpreendentes na actividade importadora com um crescimento de 53,5% respeito ao ano anterior de cargas com origem Europa e destino Portugal. Também nos encontramos com um crescimento notável da exportação, sendo o crescimento anual de cargas com origem Portugal e destino Europa de 35,5%.

Espanha, França, Itália e Alemanha são os principais emissores de mercadoria, sendo de remarcar o intercâmbio de mercadorias com Espanha, que cresceu 61,7% (cargas com origem Espanha e destino Portugal). França, por sua parte, aumentou o seu volume de cargas com destino Portugal em 40%, enquanto que Itália, na terceira posição, cresceu 45%, imediatamente à frente da Alemanha que apresentou um 40% mais de actividade.

No que concerne à exportação, o top 4 continua a ser o mesmo que para a importação embora a Alemanha arrebate o terceiro posto à Itália como origem predileta das mercadorias portuguesas, com um crescimento dos fluxos de mercadoria de 52% face a 2016. Espanha e França lideram com um crescimento de 27% e 37% respectivamente, enquanto Itália experimentou um crescimento similar com 31%.

Relativamente ao transporte nacional, longe de verificar-se uma quebra no fluxo de mercadorias interdistrital, a Wtransnet constata que as ofertas de carga cresceram 47%, fazendo do transporte interno português um mercado sólido e com muito potencial de crescimento.

Por distritos, Porto, Aveiro, Lisboa, Leiria e Coimbra encabeçam por esta ordem, o ranking de principais origens das ofertas portuguesas publicadas na Wtransnet com destino nacional. No entanto, é Lisboa quem cresce acima da media com 47% mais de ofertas que em 2016. Segue-se Aveiro com um crescimento nada desdenhável de 37%, se bem que, todos os distritos portugueses peninsulares apresentaram um crescimento a rondar os 30%.


PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.