Elisabete Jacinto no Portugal EcoRally

16 junho 2021
4min.

É já no próximo dia 18 que arranca a 3ª edição do Portugal EcoRally, a prova portuguesa do Campeonato Europeu de Regularidade Eléctrica, que dá início também ao novo campeonato português da modalidade, este ano com 4 provas.

---

A Ecomood Portugal volta a associar-se a este grande evento de promoção da mobilidade elétrica e dos desportos motorizados sustentáveis. Depois de, no primeiro ano, termos organizado uma Expo-EcoRally e de os nossos Ecokarts terem aberto as duas Super-Especiais de Oeiras, no ano passado foi a vez do nosso presidente se estrear neste tipo de provas, com uma segunda equipa constituída pelos vencedores do Prémio Prio no 2º Amadora Electric Challenge.

Este ano voltamos a inscrever duas equipas, desta feita em parceria com a Peugeot e o seu concessionário PSA Retail, numa óptica de promoção da Semana Europeia da Mobilidade em que, uma vez mais, vamos colaborar na programação da Câmara Municipal da Amadora. E também incentivámos o nosso parceiro Evolut.green a oferecer um prémio especial à equipa portuguesa com melhor comportamento na classificação de consumos, porque poupar é uma vertente importante da sustentabilidade.

O grande destaque desta participação é, claro está, Elisabete Jacinto, a conhecida e acarinhada piloto de motos e camiões, que irá assim efectuar a sua primeira experiência, tanto com automóveis eléctricos, como com provas de regularidade. Ao seu lado estará a experiente navegadora Magda Ferreira, que terá aqui também o importante papel de professora. E, uma vez que Elisabete vem dos camiões, estará simbolicamente ao volante do maior veículo presente, um Peugeot e-Traveller de 9 lugares. Também porque, na óptica de missão da Ecomood, queremos mostrar aos decisores empresariais e institucionais que já existem no mercado veículos desta tipologia com autonomia e características adequadas às utilizações que lhes são exigidas.

A outra equipa, a bordo de um Peugeot e-208, será constituída pelo também experiente navegador José Carlos Figueiredo, ao lado do nosso presidente, António Gonçalves Pereira, que este ano parte com a obrigação de fazer melhor do que o honroso 9º posto final conseguido em 2020, o seu ano de estreia. Mesmo se, faz questão de frisar, "a classificação é a última das minhas preocupações, apesar de eu ser competitivo e não gostar de perder nem a feijões, como é o caso. Mas a missão social da Ecomood sobrepõe-se a tudo isso. Este é, para nós, mais um excelente palco para promovermos a sustentabilidade, tanto na mobilidade, como nos desportos motorizados. Como também nos nossos comportamentos do dia-a-dia."   

Já para Elisabete Jacinto "chegou o momento em que, impreterivelmente, cada um de nós deverá dar o seu contributo para um ambiente mais sustentável. Sinto-me, por isso, muito grata por fazer parte deste projecto e, com ele, contribuir para a divulgação de veículos que ajudam a diminuir a degradação do nosso ambiente e para uma mobilidade mais amiga do nosso planeta". Quanto a esta nova experiência desportiva, diz-se "muito curiosa e expectante. Vai ser um desafio, uma aprendizagem. Mas perguntem-me outra vez no fim da prova. Estarei certamente muito feliz e com a sensação de missão cumprida, seja qual for a classificação", foram as sorridentes palavras da cara de um novo projecto que une a Ecomood Portugal com a produtora Vida Boémia e que... não podemos ainda revelar-lhe. Mas prometemos dizer-lhe muito em breve.

Para já, fica o convite para ir até Oeiras no fim de semana de 18 a 20, apoiar as nossas equipas e todos os envolvidos nesta festa internacional da mobilidade eléctrica.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.