Espanha já rectificou restrições à circulação com Portugal

09 junho 2021
1min.

Afinal não é preciso nenhuma prova de vacinação contra a covid-19 ou teste negativo nas fronteiras terrestres com Portugal.

---

Depois da confusão gerada pelo anúncio de Espanha de que iria ser feito controlo sanitário aos que cruzessem as fronteiras de Portugal para o país vizinho por via terrestre, o Ministério da Saúde Espanhol já recuou na decisão.

"O próprio ministério da Saúde já transmitiu que, efcetivamente, no que diz respeito a deslocações por terra com Portugal, vai-se voltar aonde se estava. Quer dizer, não se vai requerer nenhum tipo de prova, nenhum tipo de protocolo adicional além do que já se pedia", disse a porta-voz María Jesús Montero na conferência de imprensa depois da reunião do Conselho de Ministros espanhol.

O governo espanhol pediu mesmo "desculpa" pela "confusão" e afirmou que ainda esta quarta-feira será revisto "todo o documento" que obriga a viajar com certificado de vacinação entre Portugal e Espanha.

 

Esta situação surge na sequência do anúncio realizado na segunda-feira, de que "a partir de 7 de Junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima".

 

Deixa assim de fazer parte dos documentos que podem, eventualmente, ser pedidos aquando de uma deslocação por terra de Portugal para Espanha qualquer teste de diagnóstico à covid-19 negativo (feito nas 48 horas anteriores), que poderia ser PCR ou antigénio, certificado de vacinação ou de recuperação da doença.

 

Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.