Ofertas de carga estabilizam na Wtransnet

27 outubro 2020
3min.

Após o fecho do primeiro semestre do ano de forma encorajadora, as ofertas de cargas registadas na bolsa de cargas da Wtransnet, parte do Grupo Alpega, recuperam definitivamente os números habituais.

---

O verão de 2020 fechou com mais 3,1 milhões de ofertas de cargas com origem e/ou destino na Península Ibérica registados na plataforma da Wtransnet desde Jneiro, um dado que supõe a constatação de que o pior da crise do novo coronavírus ficou para trás, deixando-nos às portas da campanha de transporte frigorífico e de Natal com uma situação totalmente normalizada.

Após a primeira metade do ano marcada pela pandemia e pela paralisação da actividade comercial, especialmente ate à Páscoa, a curva não parou de aumentar neste último trimestre e temos dados muito positivos nas ofertas de cargas para o transporte nacional, assim como para a exportação e importação.

As ofertas de cargas para a exportação aproximam-se cada vez mais dos números de 2019, com uma descida na bolsa de cargas de 26% em relação ao ano anterior, o que presume onze pontos menos do que os dados do indicador no primeiro semestre. A diferença continua a ser significativa mas muito menos acentuada, graças sobretudo aos números de setembro.

As ofertas de cargas para a importação situaram-se na mesma linha que as exportação e, desde o ponto mais baixo no mês de maio, encadearam várias semanas positivas que tornaram possível uma recuperação nesse último trimestre.

Actualmente, as importações são cerca de 800 mil, 22% menos em relação ao ano passado, mas 10% mais do que nos números registados no final do mês de junho. Na verdade, em Setembro, a diferença com o mesmo mês em 2019 é muito pequena.

A nível doméstico, as ofertas de cargas com origem e destino na Península Ibérica, 50% do total oferecido na bolsa de cargas da Wtransnet, também interrompeu a queda e a diferença atual é de 27% em relação ao mesmo período em 2019, mas com valores 5% superiores a Junho.

Screenshot_1

Entramos deste modo no último trimestre do ano com um fluxo muito parecido ao de 2019, com um Setembro que atingiu as 250 mil ofertas de cargas e boas previsões para superar os dois milhões no final do ano.

Faltam apenas três meses para fechar um 2020 intenso, com boas perspectivas para o transporte rodoviário de mercadorias para o período que falta do ano.

Para obter mais informações sobre a atividade da bolsa de cargas e camiões da Wtransnet, consulte o relatório completo aqui.

PR

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.