DAF premiada pela segurança nas fábricas

20 outubro 2020
3min.

A DAF Trucks recebeu o "Incentive Trophy" (Troféu de Incentivo) pela forma proactiva como protege os funcionários contra fumos de soldadura e outros perigos no trabalho.

---

O prémio foi entregue pela Associação Neerlandesa do Pulmão (LAN) e pela RPS a uma empresa que tem tido cada vez mais um papel de liderança na prevenção de acidentes e doenças profissionais no local de trabalho.

Devido à exposição a substâncias nocivas no trabalho, anualmente, morrem mais de três mil pessoas nos Países Baixos. A LAN e a empresa de consultoria de engenharia RPS Nederland têm como objectivo reduzir este número, que é cinco vezes superior ao número de acidentes mortais na estrada, melhorando a sensibilização para a segurança entre funcionários e empregadores. Para tal, a partir de 2020, a sua plataforma de partilha de conhecimentos "Opgelucht" ("Aliviado") será o meio para atribuir prémios anualmente.  

Este ano, o Troféu de Incentivo foi atribuído à DAF pela forma como protege os seus trabalhadores contra fumos de soldadura, um termo colectivo para os gases, fumos e partículas libertados durante o processo de soldadura. A inalação destes fumos pode resultar em doenças crónicas, tais como doenças pulmonares. Razão suficiente para a DAF investir continuamente nas ferramentas mais recentes, em ventilação optimizada, num ambiente de trabalho seguro e formação dos funcionários. A LAN e o RPS também elogiaram a forma meticulosa como a DAF monitoriza estes fumos. Isto é conseguido não só através de medições regulares, mas também porque os próprios trabalhadores estão activamente envolvidos na monitorização, graças, entre outros sistemas, a um painel de controlo especial que lhes permite verificar constantemente se os sistemas de ventilação estão a funcionar corretamente.

De acordo com a plataforma de conhecimentos "Opgelucht", o exemplo da DAF em relação à segurança em geral merece ser seguido. Cada departamento da fábrica tem os seus próprios "líderes de segurança": funcionários que têm a função de fornecer formação aos seus colegas em termos de comportamentos seguros e de testar novos equipamentos de protecção e procedimentos de trabalho. Além disso, o pessoal de produção apenas pode começar a trabalhar depois de responder correctamente a uma série de questões de segurança. Os funcionários são encorajados a contribuir para a sua própria segurança e para a dos seus colegas e a comunicar situações perigosas ou acidentes iminentes através de um procedimento automatizado.

Jos Habets, Diretor de Operações e membro do Conselho de Administração da DAF Trucks: "O prémio é um reconhecimento do enorme esforço que está a ser feito por todos na DAF para manter o nosso local de trabalho o mais seguro possível. E há uma boa razão para investirmos continuamente em novos equipamentos, ferramentas e processos: na DAF, nada é mais importante do que fazer com que os nossos funcionários regressem a casa sãos e salvos ao final do dia."


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.