Porto vai ter dois Scania P340 GNC

20 outubro 2020
2min.

A Empresa Municipal de Ambiente do Porto (EMAP) adquiriu dois veículos a gás natural comprimido para a recolha de resíduos urbanos.

---

A EMAP, que é responsável pela gestão dos resíduos urbanos e limpeza do espaço público no município do Porto, passará a contar com mais dois veículos que vêm contribuir para a sustentabilidade da cidade.

Os Scania P340 GNC contam com um motor com potência de 340 cv e 1600 Nm e uma caixa de velocidades equipada automática com conversor de binário e retarder que facilita a  condução em ambiente urbano.

De acordo com Rui Nóbrega, responsável de frota da EMAP, “o caderno de encargos que foi feito para a aquisição destas viaturas obrigava a que fossem viaturas a gás. Queríamos um chassis a gás de 19 toneladas, com caixa automática, com retarder e, por isso, optámos por estes veículos.”

“Como eram para um projecto de recolha de resíduos orgânicos, precisávamos de um veículo de recolha com elevador de contentores automático e com lavagem e estes veículos têm a capacidade de recolher e lavar ao mesmo tempo, o que é uma novidade na nossa frota e até a nível nacional. Isto vai trazer mais eficiência na recolha dos resíduos orgânicos porque permite à equipa lavar os contentores logo na recolha. Estes veículos Scania têm ainda uma outra particularidade muito importante: têm um painel informativo na traseira que permite passar mensagens e avisos à população”, acrescenta ainda o responsável pela frota.

A EMAP actua no município do Porto, promovendo a sustentabilidade ambiental e económica e a qualidade de vida de todos aqueles que residem, visitam, trabalham ou estudam na cidade do Porto. A Câmara Municipal do Porto tem vindo a desenvolver soluções na cidade em áreas como a produção descentralizada, a optimização do carregamento para a mobilidade eléctrica, a iluminação pública e a recolha de resíduos urbanos com o objetivo de apostar na sustentabilidade do município.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.