Governo aposta forte na ferrovia

14 outubro 2020
2min.

O Governo, pela voz do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai apostar forte na ferrovia. Isso mesmo referiu o membro do Governo na audição da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre o plano de recuperação da economia.

---

O Governo repara-se para apostar em força na ferrovia até ao final da presente década. Esta foi a ideia que o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, transmitiu na sequência das declarações que proferiu no início da audição da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre o Plano de Recuperação da Economia.

Pedro Santos afirmou, mesmo, que a “CP vai receber o maior investimento de sempre”, graças aos fundos comunitários.

"O País tem uma falha grave no parque de material circulante", reconheceu Pedro Nuno Santos. Só que, perante a "grande oportunidade" de apostar nesta área, o ministro confirmou que o Governo está a preparar-se para "fazer o maior investimento de sempre na CP. Nos próximos 10 anos, a CP vai poder comprar um total de 129 comboios, num investimento próximo dos mil milhões de euros”, disse.

Ainda segundo o ministro, deverão ser “adquiridos 62 comboios urbanos, 55 comboios regionais e 12 unidades para reforçar a frota do Alfa Pendular”. Ainda na ferrovia, serão executados novos trabalhos na infraestrutura, que poderão ser financiados pelo fundo de recuperação europeu (até 2027) e pelo quadro comunitário de financiamento (até 2030).

Este investimento na ferrovia tem como grande objectivo a redução do tempo entre as ligações nacionais e internacionais.

Pedro Nuno Santos quer comboio Porto-Vigo a durar menos uma hora. Plano Ferroviário Nacional começará a ser discutido em Janeiro de 2021 e prevê ligação Lisboa-Porto em 1h15 ou 1h30, segundo ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Relativamente às estradas, as obras apenas terão financiamento europeu ao abrigo do plano de recuperação, segundo indicou o mesmo ministro. 

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.