A medida surge com o objectivo de minimizar o risco de contágio da Covid-19, libertando os espaços da afluência presencial dos jovens e dos estudantes através da digitalização do processo.
A adesão e/ou renovação pode ser efectuada no site da empresa https://www.metrolisboa.pt/4_18-sub23-online/ até 30 de Outubro de 2020. Os interessados terão de preencher um formulário on line e submetê-lo no sistema, anexando a documentação necessária para a referida subscrição.
No formulário deve ser indicado o nome, o número do cartão Lisboa Viva válido, fotografia do cartão Lisboa Viva válido e declaração de matrícula (cópia digitalizada da declaração de matrícula, atestando que o aluno está matriculado no corrente ano lectivo. É obrigatório que a matrícula tenha assinatura digitalizada ou digital do estabelecimento de ensino).
No caso dos alunos abrangidos pela Acção Social Directa no Ensino Superior, a declaração de matrícula deverá referir que é beneficiário de Acção Social Directa.
Após a transação concluída, o carregamento do passe poderá ser efectuado em qualquer posto de venda ou nas máquinas de venda automática de títulos, existentes em todas as estações.