Concurso da AML em fase de audiência de interessados

16 setembro 2020
2min.

Em entrevista exclusiva à Eurotransporte, Carlos Humberto de Carvalho fez o ponto de situação do concurso para a contratualização do serviço de transporte rodoviário de passageiros.

Carlos-Humberto-AML

O primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto, confirmou a recepção de oito propostas provenientes de sete empresas, com vista à adjudicação dos quatro lotes a concurso para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, tal como já havia sido avançado pela Eurotransporte.

Recorde-se que o prazo de apresentação de propostas terminou recentemente, estando agora o concurso em fase de audiência de interessados, aguardando-se a tomada de posição por parte das empresas envolvidas.

Carlos Humberto revelou que em qualquer dos lotes as propostas de "preço veículo/km foram mais baixas e a idade média da frota é significativamente inferior ao máximo previsto", cumprindo-se, assim, os dois critérios de adjudicação requeridos.

O número de propostas não surpreendeu o responsável, numa altura em que enfrentamos alguma retracção das empresas. "Admitíamos que não houvesse propostas para alguns lotes ou até ter mais do que uma proposta para cada lote. A situação da Covid 19 a nível internacional alterou muita coisa. Se não fosse esta situação, havia entidades que consideraram a hipótese de concorrer e depois não o fizeram. Com vários concursos a acontecer ao mesmo tempo, algumas empresas internacionais tiveram de fazer opções".

Ainda assim, sublinha, não houve qualquer alteração ao caderno de encargos, pois "há vida para além da pandemia. É um facto importantíssimo, mas não será para a vida inteira, o concurso é para sete anos. É adjudicado no final deste ano, Janeiro do próximo ano, mas nao entra em vigor no dia seguinte, são dez meses para se prepararem".

A calendarização do concurso, afiança Carlos Humberto, é para manter.

Leia a entrevista completa no MOBILIDADE MAIS da próxima edição da Eurotransporte, com enfoque nas consequências financeiras da pandemia para os operadores de transporte na AML e ainda os projectos actuais a ser desenvolvidos pela entidade.

 

Notícias relacionadas:

- Megaconcurso de transporte público aguarda vencedores

  

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.