O Grupo Renault inicia, desde já, uma reflexão sobre a sua organização, com o objectivo de a fazer evoluir para a criação de quatro “business units” (BU): Renault, Dacia, Alpine e Novas mobilidades. Entretanto e apesar das quatro BU constituirem o grupo francês, cada uma delas assentará numa organização autónoma. Nesta reflexão serão também incluídas as funções transversais da empresa.
“O Grupo necessita de alterar a forma de agir, passando da procura pelo volume de vendas, para a procura da criação de valor e de rentabilidade. A organização em torno de quatro marcas, em conjunto com as funções transversais da empresa, deverá permitir trabalhar de forma mais simples, orientada para os mercados e para os clientes e com um grande espírito de equipa. Esta é uma alavanca essencial para a recuperação do Grupo", declarou Luca de Meo, CEO do Grupo francês.
Neste projecto, a reflexão para a criação e implementação destas novas BU será “pilotada” por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, para a marca Renault; Denis Le Vot, Director das Regiões, Comércio e Marketing do Grupo, para a marca Dacia; Cyril Abiteboul, Director-geral da Renault Sport Racing, para a Alpine e por Clotilde Delbos, Directora-geral adjunta e Directora financeira do Grupo, para as Novas mobilidades.
Ainda segundo o CEO do Grupo Renault, quando o projecto se encontrar mais avançado "será partilhado com as instâncias representativas dos trabalhadores", disse.