A primeira viatura a ser equipada com o sistema de cinto de segurança de três pontos, foi um Volvo PV544 e a sua entrega foi feita num concessionário Volvo da localidade sueca de Kristianstad.
A Volvo foi o primeiro fabricante automóvel no mundo a equipar de série os seus automóveis com cintos de segurança de 3 pontos nos bancos da frente.
No mercado nórdico, para além dos PV544 também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança. A invenção foi patenteada de forma aberta o que significava que estava totalmente disponível para quem a quisesse utilizar. Todos os condutores podiam beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir. Isto demonstrava bem todo o compromisso da marca sueca para com a segurança automóvel.
Estava dado um passo de gigante na melhoria da segurança rodoviária mas não foi imediato um sucesso, na verdade havia muitas pessoas e até jornalistas da especialidade que o consideraram um empecilho à liberdade individual uma vez que apertava e era incomodo de usar.
Seriam necessários mais alguns anos até que a maioria dos condutores e o resto da indústria automóvel se convencesse que a sua utilização era de facto obrigatória e salvadora de vidas.
Hoje, o cinto de segurança tal como o conhecemos, é obrigatório, indispensável e salva vidas…